Na terra do governador, Frente dos Servidores Públicos do RS denuncia perdas salariais e sucateamento do IPE Saúde


Indignadas(os) e adoecidas(os) diante dos baixos salários pagos por Eduardo Leite (PSD) e da ineficiência do atendimento prestado pelo IPE Saúde, centenas de servidoras(es) gaúchas(os) ocuparam as ruas de Pelotas, cidade natal do governador, para exigir reposição salarial de 12,14% e defender o caráter público do Instituto.

Esse foi o terceiro Ato Regionalizado promovido pela Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), entidade da qual o CPERS faz parte. A mobilização já aconteceu em Santo Ângelo e Passo Fundo. A próxima atividade será dia 11 de julho, em Santa Maria. 

Pela manhã, antes da concentração no Mercado Central, a presidente do CPERS, Rosane Zan, falou à RadioCom e ao Portal Outras Vozes sobre a miserabilidade em que vivem educadoras(es) e sobre a centralidade do IPE Saúde na qualidade de vida das(os) professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas, tanto da ativa quanto aposentadas(os).

Já no turno da tarde, com as categorias reunidas, a presidente do Sindicato celebrou a união das(os) trabalhadoras(es) e a disposição de luta daquelas e daqueles que, nos momentos mais difíceis, estão ao lado da sociedade na oferta de serviços essenciais. “Nós da Frente dos Servidores Públicos estamos fazendo esse movimento nos mais diferentes cantos do estado do Rio Grande do Sul com as pautas que nos unificam. Reposição de 12,14% já! O IPE Saúde é nosso!”, reiterou.

Além de Rosane e das(os) dirigentes regionais dos núcleos de Montenegro (5º), Rio Grande (6º), Osório (13º), São Leopoldo (14º), Bagé (17º), Canoas (20º), Gravataí (22º), Pelotas (24º), Taquara (32º), Guaíba (34º), Porto Alegre (38º/39º) e Camaquã (42º), a direção estadual também esteve presente na atividade.

A secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann, e as(os) diretoras(es) do Sindicato, Joara Dutra, Celso Dalberto, Amauri da Rosa, Juçara Borges, Leonardo Preto, Daniela Peretti, Sandra Silveira, Vivian Zamboni, Vera Maria Lessês, Sandra Regio, Leandro Parise, Elbe Belardinelli, Andréa Nunes, Luiz Henrique Becker e Guilherme Bourscheid somaram esforços na reivindicação por valorização e dignidade.

O presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, destacou a importância da realização de um ato em Pelotas, onde Leite nasceu e iniciou sua trajetória partidária. “O barulho que a gente fizer aqui vai chegar nos ouvidos do Eduardo Leite, aquele que é inimigo dos servidores, que precisa ouvir o nosso grito e a nossa voz e, definitivamente, que deve atender às nossas pautas”.

Secretário-geral do Sindijus/RS, Fabiano Salazar, denunciou o desmonte dos serviços públicos executado por Eduardo Leite (PSD), escancarado mais uma vez pelo número de desabrigados após as cheias dos rios. “Estamos vivendo novamente a tragédia dos alagamentos e das enchentes assolar o nosso Rio Grande do Sul. Isso é fruto também do descaso e do desmando promovidos por Eduardo Leite e sua base aliada”, afirmou Fabiano.

Ainda, as(os) servidoras(es) homenagearam o diretor-geral do 14º Núcleo do CPERS (São Leopoldo), Cássio Ritter, falecido em 25 de junho, e a militante pelotense do Sindicaixa, Neida Maria Krause, que partiu em 28 de maio. Ambas(os) seguirão na memória da luta sindical e no coração de todas(os) as(os) colegas. Cássio e Neidinha, presentes!

Em caminhada, educadoras(es) e demais servidoras(es) fizeram ressoar a urgência de reconhecimento ao ofício das(os) trabalhadoras(es) do Estado. De mãos dadas e com unidade, a vitória é possível. Vamos em frente, companheiras(os)!

>> Confira mais fotos do Ato Regionalizado em Pelotas!

>> Confira fotos da passagem do CPERS pela RadioCom e Portal Outras Vozes!

 

 

 

Notícias relacionadas

Na última quarta-feira (2), diferentes forças sociais, políticas e sindicais …

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou, na …

Nesta quinta-feira (3), a Direção do CPERS esteve reunida com …

03/07/2025