Ato regionalizado por melhorias no IPE Saúde e reposição de 12,14% reúne servidores em Passo Fundo


Com a garra de quem sustenta os serviços públicos do Rio Grande do Sul, educadoras(es) e demais servidoras(es) estaduais de diferentes categorias uniram-se na tarde desta sexta-feira (13), em Passo Fundo (7º Núcleo), para fazer ecoar reivindicações já levantadas em Porto Alegre e em Santo Ângelo: basta de sucateamento e desvalorização, Eduardo Leite (PSD), as(os) trabalhadoras(es) gaúchas(os) exigem um IPE Saúde público qualificado e reposição salarial de 12,14%!

A Praça da Mãe foi o ponto de encontro de mais um Ato Regionalizado da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), a qual o CPERS faz parte, e recebeu centenas de pessoas, entre elas(es) professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas, da ativa e aposentadas(os), nomeadas(es) e contratadas(os), sempre presentes em peso nas mobilizações. 

Dessa vez, profissionais da educação dos núcleos de Caxias do Sul (1º), Guaporé (3º), Passo Fundo (7º), Estrela (8º), Bento Gonçalves (12º) Erechim (15º), Lagoa Vermelha (25º), Soledade (28º), Vacaria (30º), Carazinho (37º) e Palmeira das Missões (40º) foram convocadas(os) pelo Sindicato e ocuparam as ruas com o espírito de luta singular daquelas e daqueles que já enfrentaram grandes desafios, conquistaram muitos avanços em outros períodos e, portanto, não temem governante nenhuma(um). 

“Nós CPERS Sindicato, nesses 80 anos de luta, nunca nos rebaixamos a nenhum governo. Nenhum governo passou ileso nas mãos do CPERS!”, frisou a presidente do Sindicato, Rosane Zan, durante a atividade. 

A dirigente falou ainda do compromisso das entidades em reunir seu conjunto de trabalhadoras(es) para defender o IPE Saúde e demandar os 12,14% de revisão geral. “Nós sabemos que temos pautas específicas de cada categoria, mas sem salário no bolso nós não conseguimos sobreviver, por isso a unidade do serviço público é importantíssima. O IPE é nosso! Reajuste já!”, reiterou Rosane. 

Além da presidente, a secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann, e as(os) diretoras(es) Sandra Regio, Amauri da Rosa, Juçara Borges, Sandra Silveira, Vera Lessês, Celso Dalberto, Joara Dutra e Vivian Zamboni também participaram do Ato.

Diferentes vozes em uma só luta

A diretora-geral do 7º Núcleo (Passo Fundo), Elica Cavalheiro, desabafou sobre o sentimento de ser servidora sob a administração de Leite (PSD) e afirmou sentir-se desrespeitada.

“O nosso governo não está nem aí para os aposentados e para os servidores da ativa. Somos gente, somos trabalhadores e queremos respeito”, asseverou a professora. 

A diretora Jurídica e Legislativa do AFOCEFE Sindicato, Claudia Meyer, salientou que há margem fiscal, sim, para viabilizar a reposição de 12,14% e apontou a conexão entre as pautas articuladas pela FSP/RS.  “Se não tem revisão do valor dos nossos salários, não tem reajuste da contribuição do IPE Saúde e o Instituto fica defasado e cada vez pior”, argumentou.

O representante do Sindijus/RS, Giovanni Ferraz, ressaltou a importância do IPE Saúde para as(os) seguradas(os) diante da sobrecarga de trabalho e da perda do poder de compra. “Temos muitos servidores adoecidos em todas as esferas administrativas do Estado. As nossas categorias estão doentes”, afirmou Giovani. 

Após a concentração, as(os) trabalhadoras(es) saíram em caminhada pelas vias de Passo Fundo, dialogando com a população, que é diretamente afetada pelo desmonte das instituições públicas. 

As(os) servidoras(es) que compõem o CPERS e a FSP/RS estão articuladas(os), mobilizadas(os) e convencidas(os) de que não há outro caminho para a conquista de direitos se não através da luta. Leite não terá trégua! 

No dia 24 de junho, Santa Maria (2º Núcleo) será a cidade-sede do próximo Ato Regionalizado. O encontro acontecerá a partir das 14h, na Praça Saldanha Marinho, e contará com a participação dos Núcleos de Cachoeira do Sul (4º), Santa Cruz do Sul (18º), Alegre (19º), Uruguaiana (21º), Santana do Livramento (23º), Santiago (29º), São Gabriel (41º) e Santa Maria (2º Núcleo). Contate a unidade do CPERS na sua região e participe!

> Confira mais fotos do dia de mobilização em Passo Fundo: 

Leia também:

> Servidoras e servidores tomam as ruas de Santo Ângelo por reposição salarial de 12,14% e em defesa do IPE Saúde

> Enquanto Eduardo Leite faz marketing nas redes sociais, servidores tomam as ruas por reajuste salarial de 12,14% e pelo IPE Saúde

Notícias relacionadas

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) …

14/11/2025

O CPERS acompanha com atenção o anúncio do Programa Mais …

Emoção, reencontros e a renovação da esperança na educação pública! …

Na manhã desta quinta-feira (13), o CPERS participou de Audiência …

13/11/2025