Educadores(as) e alunos(as) da rede estadual da região metropolitana de Porto Alegre mostraram a força da escola pública em edição regional da 4ª Mostra Pedagógica do CPERS na tarde desta terça (5).
Durante o encontro, realizado na sede do 22° Núcleo (Gravataí) foram apresentados trabalhos que comprovam a máxima de Paulo Freire, tema desta edição da mostra: educar é uma aventura criadora.
Os projetos, desenvolvidos no chão da escola, abordaram variados temas, desde saúde, passando pela temática ambiental e a literatura. Em sua essência, todos priorizaram as relações humanas e demonstraram a qualidade das atividades desenvolvidas na rede estadual de educação.
O diretor do CPERS, Cássio Ritter, destacou que mesmo com todo o descaso do governo, com salários atrasados e a desvalorização da categoria, é inspirador ver colegas educadores(as) tão dedicados.
“O educador sempre coloca o aluno como prioridade, é por isso que a escola pública segue firme, apesar dos governos que insistem em nos atacar. Mas vale ressaltar, nós trabalhamos com amor, não por amor”, ressaltou Cássio.
Interdisciplinaridade
A professora da escola indígena Nhamandu Nhemopuã, Adriana Rosa Marques, que apresentou o projeto “Tain Porã – dentes saudáveis”, que une saúde e conscientização, destacou a importância dos ensinamentos de Paulo Freire em sua didática.
“O objetivo do nosso projeto é uma parceria entre educação e saúde para promover a prevenção, mas antes de tudo, é um trabalho desenvolvido para manter a identidade do povo indígena, seguindo os propósitos do nosso patrono, Paulo Freire”, salientou Adriana.
A professora de séries iniciais, Jéssica Sanna, da escola Neuza Goulart Brizola, apresentou trabalhos desenvolvidos para estimular a leitura nos alunos em tempos de informatização do ensino.
“A proposta surgiu após o fechamento da biblioteca da escola. Eu e outra professora decidimos nos unir para aproveitar aquele espaço e acabamos desenvolvendo um trabalho que incluiu alunos e pais e despertou o interesse deles na leitura e na escrita”, destacou a professora.
Jéssica também ressalta que todas estas iniciativas partiram do interesse e da dedicação das professoras, já que o Estado não investe neste tipo de atividade. “Todos estes projetos são desenvolvidos no meu tempo livre, eu faço com meu salário parcelado e atrasado”, enfatizou.
Os estudantes Nicolas Gabriel Ramos Porto e Alana Cardoso dos Santos, que estão no 9º ano da Frantz Machado Charão, apresentaram um trabalho pensado para o Setembro Amarelo e que sensibilizou toda a comunidade presente na etapa regional.
O projeto apresentado na Mostra partiu do interesse dos próprios alunos, durante a organização da Caminhada Cívica que a escola realizou durante a Semana da Pátria. O objetivo foi discutir sobre o tema Setembro Amarelo, ampliando a discussão sobre depressão na adolescência, suicídio e valorização da vida.
Uma das atividades realizadas na escola foi a oferta de abraços aqueles precisavam de um pouco de carinho. Antes de começaram a apresentação em Gravataí, eles distribuíram abraços aos presentes e aqueceram os corações de todos os educadores(as) que puderam sentir o apoio e o carinho dos alunos.
Para Nicolas, esse projeto abriu caminho para vivenciar uma nova escola e perceber colegas e professores de forma mais aberta.
“Com esse projeto eu descobri que a escola é muito mais do que aquilo que todo mundo acha. Eu descobri que ela pode ser um lugar inclusivo, que abraça os alunos, além de só ensinar”.
Projetos selecionados para a etapa estadual da 4ª Mostra Pedagógica
Categoria: Séries Iniciais
Projeto classificado: Contando que se aprende
Escola: Neuza Goulart Brizola
Professora: Jéssica Sanna
Projeto classificado: Reserva do Taim trabalhando o Tema Enredo da Escola de Samba em sala de aula.
Escola: Neuza Goulart Brizola
Professora: Erviton Luciano Correa Cardoso Pereira
Categoria: Séries Finais
Projeto classificado: Setembro Amarelo
Escola: Frantz Machado Charão
Professora: Ruth Soares de Paula
Categoria: Educação Indígena
Projeto classificado: Tain Porã ( Dentes saudáveis)
Escola: Nhamandu Nhemopuã
Professora: Adriana Rosa Marques
Projeto classificado: a interculturalidade no Jogo do Boole
Escola: Nhamandu Nhemopuã
Professora: Adriana Rosa Marques e Leandro Subtil
Para participar da Mostra basta preencher o formulário abaixo. Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em powerpoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected]