![Foto:Caco Argemi/CPERS/Sindicato](https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2015/01/231116WEBCPERS_1340-600x400.jpg)
Após a realização das etapas regionais da 2ª Mostra Pedagógica do CPERS nos Núcleos do Sindicato e da etapa estadual, realizada nesta terça e quarta-feira, foram anunciados hoje os cinco trabalhos mais significativos, que receberam um troféu. Como todos os projetos demonstraram a qualidade da educação pública, em reconhecimento a dedicação de todos os participantes, foram entregues medalhas a todos os educadores e estudantes.
Para decidir quais os trabalhos vencedores desta edição da Mostra, o Sindicato contou com o importante trabalho realizado pela Comissão Julgadora, composta pela diretora de Formação da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS, Nina Ventimiglia Xavier; pela diretora de Formação de Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS, Manoelita Tabille Manjabosco; pela coordenadora da Comissão de Licenciatura da FACED/UFRGS, Sônia Mara Moreira Ogiba; pela chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Gabriela Silva Dias, pela diretora do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – SINPRO/RS, Margot Andras e pelo professor membro do setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais – MST, Ivori Moraes.
No encerramento da Mostra, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, emocionada, agradeceu o empenho, o trabalho e a disposição dos participantes e destacou a qualidade de cada um dos trabalhos apresentados. “Cada trabalho teve um significado muito importante para nós, pois demonstrou a qualidade do nosso ensino e reafirmou o valor da escola pública. Que esta Mostra sirva de incentivo para continuarmos a nossa caminhada. E que os cinco trabalhos mais significativos estejam prontos para apresentar a escola pública do Rio Grande do Sul nos espaços internacionais aos quais irão acompanhar esta direção. É um grande orgulho podermos reafirmar, através da nossa Mostra, que a escola pública tem qualidade. Não mexam com a nossa escola, pois nós vamos resistir”, declarou sob aplausos.
Vencedores da 2ª Mostra Pedagógica do CPERS
Ensino Fundamental – anos iniciais
Projeto: Conhecer para reinventar
Professoras responsáveis: Letícia Gomes e Silvana Maria Pilotti Duarte
22º Núcleo – Gravataí
Escola: Ponche Verde
Ensino Fundamental – anos finais
Projeto: Bem alimentado
Professor responsável: Jones André Bartzen
27º Núcleo
Escola: IEE Fagundes Varela
Ensino Médio
Projeto: Educar para transformação – temporalidades
Professora responsável: Louize Breda Meneguzzo
12º Núcleo (Bento Gonçalves) – Cotiporã
Escola: Jancintho Silva
EJA
Projeto: Educação e direitos humanos: um desafio constante para todos
Professora responsável: Claudia Regina Mendonça Cardona
19º Núcleo – Alegrete
Escola: Tancredo de Almeida Neves
Ensino Profissionalizante
Projeto: As placas solares e a redução de energia residencial
Professora responsável: Alice Scherer da Costa
9º Núcleo – Santo Ângelo
Escola: Escola Pedro II
A emoção dos vencedores da Mostra
Alice Scherer da Costa, professora da escola Pedro II, 9º Núcleo – Santo Ângelo
“A premiação foi uma surpresa. Quando eu vi a qualidade dos demais trabalhos, não esperava ganhar. Foi uma grata surpresa. A Mostra nos deu a oportunidade de aprender com as palestras realizadas no Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano e com a troca de informações. Aprendemos e crescemos muito.”
Louize Breda Meneguzzo, professora da escola Jancintho Silva – 12º Núcleo (Bento Gonçalves) – Cotiporã
“Ainda não acredito que fomos um dos vencedores. É a primeira vez que participamos deste evento grandioso, que apresentou ótimos trabalhos. É uma vitória porque a essência do trabalho foi a interdisciplinaridade e fazer com que o aluno buscasse o conhecimento além da sala de aula. Além disso, achei muito interessante ser na praça, pois assim a população viu de perto o excelente trabalho que a escola pública realiza. A sensação é de valorização e reconhecimento, ainda mais no momento em que vivemos.”
Letícia Gomes e Silvana Maria Pilotti Duarte, professoras da E.E.E.M Ponche Verde – 22º Núcleo – Gravataí
É a primeira vez que participamos. A Mostra foi ótima porque percebemos o que está sendo trabalhado nas escolas, apesar de tanta defasagem material. Foi muito positivo fazer a exposição na rua, pois assim a população conheceu o que produzimos dentro das escolas estaduais. Nos orgulhamos muito do nosso projeto porque conseguimos estabelecer um debate crítico sobre temas como diversidade, gênero, minorias. Isso, quando colocado para a criança ela entende perfeitamente, transforma e soluciona. É a voz deles para situações contemporâneas e históricas. Eles foram protagonistas, se empoderaram. E agora vibram com a conquista desta Mostra.”
Professora Claudia Regina Cardona e professor Assis Ribas de Quadros, escola Tancredo de Almeida Neves, 19º Núcleo – Alegrete
“Achamos muito interessante esta edição ter sido na praça, pois a população parava para saber o que estava acontecendo e podíamos explicar. Elas acabavam querendo saber mais. Este foi um ponto muito positivo. Destacamos que nossa classificação na Mostra é o resultado do engajamento de um coletivo. Alunos, professores, funcionários, comunidade escolar e a equipe gestora da escola se somaram para este resultado, que mostra a qualidade do trabalho apresentado, através do esforço de todos. Iniciativas como a Mostra nos fortalecem, pois quando a sociedade conhece o nosso trabalho, posteriormente vai valorizar e ficar a favor do nosso movimento.”