Imagem destaque: Ministério da Cultura
Foi lançado na última semana, pelo Ministério da Cultura (MinC), o edital Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, que selecionará 40 obras literárias inéditas escritas por autoras de todo o Brasil.
As inscrições iniciam nesta quarta-feira (12) e vão até 10 de junho de 2023, de modo online, no site do Mapa da Cultura, do Governo Federal.
>> Clique aqui e confira o edital completo.
As mulheres selecionadas receberão um valor de R$ 50.000,00, como premiação, enquanto forma de promover a literatura brasileira produzida por elas e valorizar autoras nacionais, além de incentivar a qualidade literária por meio de concurso.
A ação é de autoria da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O prêmio atende aos princípios e às diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita.
Segundo estudo iniciado em 2003 pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB), o perfil do romancista brasileiro publicado por grandes editoras se manteve por pelo menos 43 anos do mesmo jeito: homem, branco, de classe média, nascido no eixo Rio-São Paulo.
O CPERS, através do seu Departamento de Cultura, compactua com a iniciativa, uma vez que entende a importância de incentivar mulheres brasileiras a contarem suas histórias com suas próprias vozes.
Iniciativas como a do Ministério da Cultura são importantes para lembrarmos de que mulheres de todo o Brasil existem e resistem, e merecem ter seus trabalhos reconhecidos. O Sindicato incentiva suas sócias, integrantes e simpatizantes a participarem!