O CPERS segue avançando em sua luta antirracista com a instalação de coletivos regionais de Igualdade Racial e Combate ao Racismo em seus 42 núcleos. Na última quarta-feira (23), foi a vez do 21º Núcleo do Sindicato (Uruguaiana) realizar, em sua sede, a reunião de implantação do Coletivo Regional.
A criação desses coletivos regionais faz parte de uma estratégia maior, conduzida pelo Coletivo Estadual, com o objetivo de expandir a luta antirracista nas escolas e comunidades em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa busca inserir a discussão do racismo de maneira sistemática no ambiente escolar, político e social, envolvendo toda a comunidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Com a implantação desses coletivos, estamos dando passos concretos para enfrentar o racismo e outras formas de discriminação. Essa é uma responsabilidade de todas e todos, e qualquer pessoa é bem-vinda a se juntar a essa luta”, afirmou Edson Garcia, 2º vice-presidente do CPERS e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato.
A criação desses coletivos marca um importante avanço na trajetória do CPERS, destacando a urgência de combater todas as formas de preconceito e construir ambientes escolares mais saudáveis, onde a diversidade seja respeitada e valorizada. Participou também da atividade a diretora do 21º Núcleo, Zila Teresinha Soares Fidell.
O CPERS, através dos coletivos regionais e Estadual e do Departamento de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, reafirma seu compromisso de combater o racismo e promover a equidade, inclusão e respeito dentro e fora das escolas.
>> Leia também:
> Núcleos de Cachoeira do Sul e Carazinho instalam Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo