Recentemente, os núcleos do CPERS de Cachoeira do Sul (4º) e Carazinho (37º) instalaram o Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Em Cachoeira do Sul (4º Núcleo), o encontro aconteceu nesta quarta-feira (9), na sede do Núcleo. Já no 37º Núcleo (Carazinho), o evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), no Sindicato dos Bancários.
As duas iniciativas contaram com a presença do 2º vice-presidente da entidade e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, Edson Garcia.
Os Coletivos Regionais de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS estão sendo implantados nos 42 Núcleos do Sindicato, por orientação do Coletivo Estadual, e têm o objetivo de incorporarem a luta contra o racismo de forma sistemática no ambiente escolar, político e social, reconhecendo a responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar, além de gerar ferramentas para a compreensão e desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações.
O 2º vice-presidente do Sindicato e coordenador do Coletivo Estadual, Edson Garcia, destaca a alegria e a satisfação em ver a instalação dos coletivos nos Núcleos: “Estou muito feliz, pois, conforme deliberamos no Coletivo Estadual, mais dois núcleos oficializaram a instalação de seus Coletivos Regionais de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. No Núcleo de Cachoeira do Sul fizemos um bom debate sobre o tema, com a organização de uma importante agenda de formação. No núcleo de Carazinho, o momento foi de muita emoção, com relatos de experiências de vida contadas pelas pessoas negras, não-negras e indígenas presentes. O desafio está lançado!”, afirmou o educador.
A diretora do 37º Núcleo (Carazinho), Adelia Menezes dos Santos, reforça a importância da implementação do Coletivo Regional no Núcleo. “Entendemos que é através da formação continuada desses educadores que estão nas escolas e participam das mobilizações do Sindicato que podemos contribuir nessa pauta e mudar as realidades das escolas estaduais. Mas, além de trazer o grupo da ativa, nós também trouxemos os educadores aposentados, que militaram e militam nesta pauta através das histórias vivenciadas e de outros grupos que fazem parte. Ainda planejamos estender trabalho para além das salas de aula e das escolas públicas estaduais”, afirmou.
Gisele Teresinha Rodrigues Alves, professora aposentada e coordenadora do Coletivo no 4º Núcleo, aponta os principais objetivos do grupo. “O Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo é importante para o fortalecimento, acolhimento dos nossos, além de promover a igualdade de oportunidades para todos, independente de sua cor, com práticas e estratégias que visam combater o racismo”, frisa Gisele.
Em Cachoeira do Sul, o diretor de comunicação do Sindicato, Leonardo Preto Echevarria, e a diretora do 4º Núcleo (Cachoeira do Sul), Dina Marilú Machado Almeida, também participaram da atividade.
Nas duas ocasiões, professoras(es) e funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), relataram suas experiências e debateram sobre as relações raciais nas instituições estaduais de ensino e na sociedade. A partir destes encontros, os Coletivos irão organizar as ações para consolidar o compromisso com a luta por uma educação antirracista.
Os Coletivos Regionais de Igualdade Racial e Combate ao Racismo criados nos núcleos do Sindicato estão abertos para a participação de todos e todas. Juntos, podemos combater todos os tipos de preconceitos e ajudar a acolher trabalhadores e trabalhadoras da educação que sofrem ou sofreram racismo.
>> Confira mais fotos das atividades: