Inscreva-se para a 4ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS


Inscreva-se aqui

Baixe o modelo de banner para apresentação do projeto aqui

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS. Professores(as) e funcionários(as) de toda a rede estadual estão convocados a participar, apresentando a riqueza das experiências pedagógicas produzidas no chão da escola.

Neste ano, em contraponto à escalada de ataques à educação e ao seu patrono nacional, o evento homenageia Paulo Freire. O tema “Educar é uma aventura criadora” remete-se à dedicatória do autor à sua amiga e pesquisadora Eliete Santiago, contida na obra Pedagogia da Autonomia.

Rosane Zan, coordenadora do Departamento de Educação do CPERS, destaca o papel emancipador da mostra: “Além de trazer a público a qualidade da pesquisa realizada na rede estadual, a mostra estimula educadores(as) e alunos(as) a se empenharem em novos projetos. Este círculo virtuoso de ensino e aprendizagem gera resultados e frutos surpreendentes e fortalece a resistência”, explica.

A última edição, em 2018, contou com mais de 250 projetos inscritos.

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais de setembro a novembro, e educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento.

Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra Pedagógica, que ocorrerá em Porto Alegre em data  a ser definida. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

Cronograma das etapas regionais

10/09 – Cerro Largo
11/09 – Santa Rosa
12/09 – Três de Maio
13/09 – Santo Ângelo
17/09 – São Luiz Gonzaga
18/09 – São Borja
19/09 – Cruz Alta
24/09 – Palmeira das Missões
25/09 – Ijuí
01/10 – Carazinho
01/10 – Frederico Westphalen
02/10 – Passo Fundo
02/10 – Três Passos
03/10 – Erechim
04/10 – Lagoa Vermelha
09/10 – Caxias do Sul
10/10 – Vacaria
11/10 – Estrela
15/10 – São Gabriel
16/10 – Alegrete
17/10 – Uruguaiana
18/10 – Livramento
22/10 – Bagé
23/10 – Rio Grande
24/10 – Pelotas
25/10 – Camaquã
29/10 – Santiago
30/10 – Santa Maria
31/10 – Cachoeira do Sul
01/11 – Santa Cruz
05/11 – 38º Porto Alegre
05/11 – 39° Porto Alegre
05/11 – Gravataí
06/11 – Canoas
06/11 – Guaíba
07/11 – São Leopoldo
07/11 – Soledade
08/11 – Osório
08/11 – Montenegro
12/11 – Bento Gonçalves
12/11 – Taquara
12/11 – Guaporé

Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo. Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em powerpoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail mostracpers@gmail.com .

 

REGULAMENTO

1.INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

1.1 – A inscrição é aberta a todos os educadores(as) da rede estadual e será realizada exclusivamente por meio digital, através do formulário disponível no site do CPERS (http://bit.ly/mostracpers)
1.2 – As inscrições serão aceitas com até cinco dias de antecedência à realização da mostra regional
1.3 – Não há limites para os projetos inscritos na etapa regional, e cada núcleo é responsável por selecionar os projetos a serem apresentados na região
1.4 – As experiências e projetos inscritos serão divididos nas seguintes categorias: Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Séries Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena. Todos os trabalhos inscritos devem ter presentes os critérios de avaliação abaixo relacionados.
1.5-Situações divergentes devem ser encaminhadas para avaliação da Comissão Estadual
1.7-Dados para inscrição:
a) Nome da escola
b) Cidade
c) Núcleo
d) Educador(a)responsável
e) Telefone do educador(a) responsável
f) E-mail do(a) educador responsável
g) Estudantes participantes
h) Nome do projeto
i) Categoria
j) Área/Disciplina
k) Justificativa (Qual a importância pedagógica, social e/ou cultural do projeto? Por que ele é relevante para a comunidade escolar e/ou atores externos?)
l) Objetivos (Descreva, em até 2 mil caracteres, os objetivos geral e específicos do projeto. A quem serve, o que ele tenciona atingir, quais os resultados esperados, etc.)
m) Metodologia (qual foi a metodologia utilizada no desenvolvimento da experiência? Quais procedimentos foram utilizados?)
n) Resultados ou conclusões (apresentar, de forma sintética, os principais resultados e/ou conclusões do trabalho)
o) Anexos devem ser enviados para o e-mail mostracpers@gmail.com (arquivos como fotos, vídeos, apresentações e textos relevantes, produzidos no projeto ou sobre o projeto)

2.DAS ETAPAS:

2.1 – As etapas regionais são classificatórias para a etapa estadual. Um projeto de cada categoria, por núcleo, será selecionado para participar da etapa estadual em Porto Alegre
2.2 – Todos os trabalhos inscritos serão avaliados conforme os critérios elaborados no item 3 deste regulamento
2.3- A data da etapa estadual será divulgada após a realização das mostras regionais
2.4 – As experiências ou projetos podem utilizar os mais variados recursos e formas de apresentação, com registro por escrito e acompanhado por meio de vídeos e ou fotografias
2.5 – Todas as experiências ou projetos inscritos na fase classificatória serão publicadas no site do CPERS/Sindicato, dando-se destaque especial para as classificadas como mais significativas em cada núcleo
2.7 – A Mostra Estadual classificará, em cada nível, uma experiência significativa, e o (a) educador(a) que coordena cada uma destas cinco experiências ou projetos receberá uma premiação de cunho
educacional e/ou cultural
2.8 – Após a 4ª Mostra Estadual, será elaborada uma publicação especial com todas as experiências selecionadas como mais significativas em cada núcleo
2.9 – Na etapa estadual, os educadores(as) responsáveis devem preencher formulário autorizando a publicação de seus trabalhos

3-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos inscritos devem apresentar práticas pedagógicas diferenciadas, com um cunho libertador e emancipador, expressos dentre os seguintes critérios:
3.1 – Relevância social considerando a educação inclusiva, crítica e democrática
3.2-Apresentação
3.3-Domínio do tema
3.4-Criatividade e originalidade
3.5 – Linha pedagógica solidária e interdisciplinar, com a promoção do senso de respeito e justiça, compromisso com a transformação social e respeito às diferenças e à pluralidade de pensamento

4-COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora Estadual será constituída por três Titulares e três Suplentes dentre os membros da Assessoria do Departamento de Educação e dos membros do grupo de trabalho que não fazem parte da Diretoria do CPERS/Sindicato. Com este mesmo formato e critério, cada Núcleo organizará sua Comissão Julgadora Regional, incluindo, entre os critérios, pessoas identificadas com o desenvolvimento de projetos.

Notícias relacionadas