Encontro Regional dos Aposentados mobiliza os núcleos de Três Passos, Frederico Westphalen, Três de Maio e Palmeira das Missões


Educadores(as) dos núcleos de Três Passos (27º), Frederico Westphalen (26º), Três de Maio (35º) e Palmeira das Missões (40º) participaram, nesta quarta-feira (16), do Encontro Regional dos Aposentados(as), realizado no auditório da Unijuí, em Três Passos.

Valorização dos trabalhadores(as) da educação, reconhecimento, defesa dos direitos, conjuntura política, união e mobilização para a luta foram os principais assuntos abordados.

A abertura do encontro ficou por conta da apresentação do grupo musical composto por Rafael Rodrigues, Eduardo Gehlen e José Schäfer, de Três Passos.

Na ocasião, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, parabenizou as aposentadas que estiveram presentes no Ato Nacional em defesa da Educação Pública, convocado pela CNTE e realizado no último dia 9, em Brasília.

“Nós fomos a maior delegação fazendo a luta contra o Novo Ensino Médio lá em Brasília.  Muita gente pensa que aposentados não participam das atividades, mas aqui no Rio Grande do Sul a situação é diferente. Já que o governo Eduardo Leite pune os educadores da ativa com falta, os nossos aposentados estão sempre à frente da luta da categoria, e isso nos dá um orgulho muito grande”, apontou a educadora.

Helenir também destacou que a luta pelo fim do desconto da previdência dos aposentados(as) continua firme e forte. “Na semana passada, quando estávamos em Brasília para o ato da CNTE, conseguimos fazer com que a ministra Rosa Weber colocasse em pauta o julgamento da previdência dos aposentados. Fui até o gabinete do ex-ministro Ayres Britto e a notícia que temos é que há uma grande esperança que a gente vença, então vamos seguir acompanhando, e torcendo para que a justiça seja feita”, finalizou.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, fez uma linda homenagem para duas educadoras, sócias do CPERS, que faleceram recentemente, Léla Ferreira, de Alegrete e Arlete da Rosa, de Rio Grande. “Nós tivemos a perda de duas colegas que sempre nos acompanharam na luta. E como forma de carinho eu peço uma salva de palmas para essas duas colegas e para todas as outras que têm nos deixado”, finalizou.

Glaci também relembrou os quase dez anos de Encontro dos Aposentados(as): “Estou sempre muito emocionada de ver esse público maravilhoso, guerreiro e valente aqui conosco. O Encontro dos Aposentados não é um trabalho meu ou da direção isoladamente. É um trabalho de todos nós, que vem de quase 10 anos atrás”, concluiu.

Ainda na abertura do encontro, a tesoureira do CPERS, Rosane Zan, destacou a importância dos aposentados(as) na luta pelos direitos da categoria e pela bela história a ser seguida. “Estar aqui com esse público é uma mistura de emoções, porque vocês são o exemplo que nós gostaríamos de seguir e vamos seguir sempre. O da luta incessante pelos nossos direitos e por uma educação pública de qualidade para todos”, destacou Rosane.

Luta pela educação pública, qualidade de vida e momento cultural 

Pela tarde, a iniciativa continuou com momentos culturais, palestras, informações jurídicas e o Desafio de Danças Folclóricas Internacionais, momento mais aguardado pelos participantes.

Guilherme Bourscheid, representante do CPERS na secretaria executiva da CNTE, debateu sobre a luta conjunta pela Educação Pública. “O estado tem que garantir o conforto do meu filho para que eu possa trabalhar, para que eu possa produzir, para que eu possa render. É para isso eu preciso da escola. E essa escola tem que ter diferenças, tem que produzir cultura, esporte, lazer e tem que ter estrutura, mas para isso demanda investimento”, afirmou.

“Eu acredito muito no papel do professor, não existe ex-professor, para mim professor é para a vida toda”, declarou o advogado José Orlando Schafer, que explanou sobre o assunto “Dignidade Humana”.

“O protagonismo é nosso, nos ambientes onde estamos, precisamos, sim, fazer a diferença. Não dá para aceitar que a vida que passa tão rápido seja vazia. Que não tenha o teor de significado ou que não seja uma vida que caminha no caminho da felicidade”, ressaltou o educador, Vilson João Weber, na palestra que abordou o tema “O protagonismo ainda é seu”.

Em mais um m0mento cultural do Encontro, o professor de dança, Airton Marino, emocionou a todos e todas com a dança “Imersão”.

Informes jurídicos

A assessoria jurídica do CPERS, representada pelo advogado Marcelo Fagundes, sanou dúvidas dos aposentados(as) sobre as ações em andamento de interesse da categoria.

Sobre a ação do desconto da previdência dos aposentados(as), Marcelo apontou que as chances de ganhar a ação são boas. “Nós acreditamos que será declarado inconstitucional esse desconto. Lutaremos para que ocorra a devolução desses valores para os educadores aposentados”, declarou.

Desafio de Danças Folclóricas Internacionais

Na oportunidade, os grupos dos núcleos de Três Passos (27º), Frederico Westphalen (26º), Três de Maio (35º) e Palmeira das Missões apresentaram-se ao ritmo de dança cigana.

A mesa de jurados foi composta por Mari Piaia Balestrin, professora aposentada e que atualmente integra a diretoria do 26° Núcleo; Airton Marino de Souza Junior, ator, diretor, bailarino, coreografo, professor de dança contemporânea e teatro musical e representante do 27º Núcleo; Ana Maria Farias, professora de Educação Física, com Bacharelado em Fisioterapia pela UNIJUI e representante do 35º Núcleo; e Marina da Silva, professora aposentada, ex-diretora  e atualmente atua como tesoureira no 40° Núcleo.

O grupo classificado para a etapa estadual do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais foi o do 35º núcleo (Três de Maio).

Também participaram da atividade as diretoras do CPERS, Juçara Borges e Vera Lessês, o diretor do 27º Núcleo, José Lisandro dos Santos, a diretora do 26º Núcleo, Maria Cleni da Silva, o diretor do 35º Núcleo, Marino Simon e a vice-diretora do 40º Núcleo, Thais Bueno.

Nesta quinta-feira (17), o Encontro dos Aposentados(as) será realizado na sede do Sindicato, com a participação dos educadores(as) dos núcleos 38º e 39º (Porto Alegre), Guaíba (345º), Canoas (20º) e Gravataí (22º).

Notícias relacionadas

Nesta terça-feira (29), foi realizada a 2ª Marcha Nacional da …

29/04/2025

Nesta segunda-feira (28), o CPERS lança uma edição histórica da …

28/04/2025

Na tarde da última quinta-feira (25), a direção da EEEF …