Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano debate o papel da mídia na sociedade


Foto:Caco Argemi/CPERS/Sindicato
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O Painel Mídia, Educação e Democracia abriu o Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano desta quarta-feira, dia 22. As palestrantes professoras doutoras Rosa Fischer (UFRGS) e Roseli do Nascimento (UFSM) trouxeram dados importantes sobre a abordagem.
A professora Roseli explicou o que é a mídia, as razões pelas quais a grande mídia veicula as notícias de uma forma, qual a pauta a ser definida, o ângulo que é dado para a notícia e como é contextualizada. ” O que não aparece na grande mídia, parece que não existiu e quando aparece tem recortes”, explicou.
Segundo Roseli, o site Manchetrômetro é um bom canal para pesquisar, pois ele faz uma análise de diversas notícias sobre política publicadas na mídia em geral, observando as formas que são expostas. Ela destacou que todos os veículos têm, de alguma forma, um posicionamento da instituição (empresa) na forma sobre como a notícia deve ser contextualizada, e ainda que os veículos manipulam os acontecimentos chocantes de uma forma que parecem menos importantes,quando estão envolvidas pessoas pertencentes às elites dominantes.
A professora também observou a importância da análise pessoal das notícias veiculadas na mídia.  “Todas as pessoas devem saber interpretar o que leem e veem. Além de ter bem clara a fonte (veículo) que escreve”, destacou.
A professora Rosa Fischer expôs exemplos de notícias onde os brancos e ricos são favorecidos e os negros e pobres são marginalizados. “É desigual como os meios de comunicação mostram uma pessoa negra ou branca, pobre ou rica”, afirmou.
Segundo Rosa, quando se fala em regulamentar a mídia,como expressa a Constituição, logo os jornais e todos os meios de comunicação falam que estão querendo impor a censura e cercear a liberdade de imprensa.. Rose também destacou que tudo que é veiculado na mídia está a favor ou contra determinados interesses políticos e econômicos: a favor dos ricos e contra os pobres.
“Precisamos recuperar as histórias que não são mostradas na grande mídia. Fazer com que nossos alunos contem e leiam histórias que têm a ver com a vida deles”, finalizou.

Foto:Caco Argemi/CPERS/Sindicato
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