Eleição de diretores de escola: atenção para o calendário


Nesta sexta-feira (10), a diretoria do CPERS realizou agenda na Secretaria da Educação para detalhar o calendário do processo para a eleição dos diretores e vice-diretores das escolas públicas estaduais.


A comitiva foi recebida pela assessora técnica da Seduc, Itanajara Silva, que está coordenando o cronograma do pleito. 

O CPERS destaca a importância da categoria estar atenta ao calendário e alerta a comunidade escolar para os prazos: todas as escolas devem publicar hoje mesmo nas suas redes sociais, páginas de facebook ou whatsapp, comunicado sobre data da realização das assembleias gerais para definição das comissões eleitorais. 

As assembleias podem ser realizadas até 15/9, data em que deve ser instalada a Comissão Eleitoral: Escola, Regional e Estadual, conforme previsto por lei.   

Cada instituição tem até o dia 18 de outubro para divulgar o edital de eleição, com as regras do pleito, iniciando o período de inscrição das chapas, que será entre 19 de outubro e 2 de novembro.

O pleito ocorrerá simultaneamente em todas as escolas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano.

Na ocasião, o CPERS também entregou à Seduc os nomes indicados para compor a Comissão Estadual da eleição. Representarão o sindicato o professor Edson Garcia, no segmento Magistério, e a agente educacional Sônia Solange dos Santos Viana, no segmento Servidores de Escola.  

Portaria 203/2021

A portaria 203/2021, publicada recentemente pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), estabelece os procedimentos e as orientações para a realização do processo de indicação para as funções de diretor e vice-diretor das escolas.

> Confira a íntegra da portaria e o calendário oficial 

Nos próximos dias, o sindicato irá lançar uma cartilha para informar e mobilizar a categoria sobre a Gestão Democrática e a importância das eleições de diretores e vice-diretores que de fato defendam os interesses da comunidade e uma educação pública de qualidade para todas e todos.

> Veja aqui a Lei de Gestão Democrática 

Notícias relacionadas