Educadores protestam contra retirada de direitos no Dia Nacional de Greve e Manifestações


,pelotas-02

Professores e funcionários de escola de diversas regiões do Estado participaram nesta sexta-feira, dia 11, do Dia Nacional de Greve e Manifestações, conforme deliberado no último Conselho Geral da entidade, realizado em 21 de outubro. Os atos foram organizados pelas centrais sindicais com o objetivo de aumentar a pressão contra a Reforma da Previdência, o desmonte da CLT, a terceirização sem limites, a PEC 55, que congela os gastos nas áreas da educação e da saúde, por 20 anos (aprovada como PEC 241 na Câmara) e as privatizações. Os protestos visam também defender o Pré-Sal e a Petrobras e combater a MP 746, que trata da reforma do Ensino Médio, e o PL 190/15, que prevê a escola com mordaça.

Caminhadas, panfleteações e trancamento de ruas para alertar a população quanto aos riscos que representam aos direitos dos trabalhadores, a aprovação das medidas colocadas por Temer e Sartori, ambos do PMDB, foram algumas das ações realizadas pelos educadores.

Em Porto Alegre, o diretor do Departamento de Comunicação do CPERS, professor Enio Manica, participou do ato realizado na reitoria da UFRGS durante à tarde. De lá, estudantes e educadores seguiram em caminhada até a Assembleia Legislativa para acompanharem a audiência pública realizada no auditório Dante Barone,, sobre os impactos da MP 746 e da PEC 55 (241) para os Institutos Federais de Educação do RS. O professor Manica compôs a mesa da audiência e destacou os impactos destes projetos na educação pública. 

No final do dia, ocorreu um grande ato que reuniu milhares de pessoas na esquina democrática. De lá, eles seguiram em caminhada protestando pelas ruas principais do Centro chamando a atenção da população sobre as consequências das propostas colocadas pelos governos Temer e Sartori.

Veja como foi a mobilização dos educadores pelo RS:

Santa Maria – 2º Núcleo: ato em defesa da saúde, da educação e da previdência na Praça Saldanha Marinho.

São Luiz Gonzaga – 33º Núcleo: professores, funcionários de escola e estudantes protocolaram na 32ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE um documento destacando a discordância quanto as enturmações, com resultado de atas da comunidade escolar. Uma comissão com representação de todos os seguimentos entregou o documento e logo após seguiu em caminhada até o Ministério Público. No local, foi entregue a mesma documentação.

Rio Grande – 6° Núcleo: os educadores  trancaram  o transporte coletivo urbano e de fretamento até às 14h, pela manhã  o transporte hidroviário também foi trancado. A manifestação fez com que o comércio da cidade, durante a manhã,  fechasse as portas. Houve barreiras com pneus em vários pontos das rodovias. Por volta das 16h, ocorreu ato público com a participação de aproximadamente 500 pessoas no Largo Dr. Pio. 

Ijuí (Panambi) – 31º Núcleo: durante a manhã, estudantes, funcionários de escola e professores estaduais e de Institutos Federais realizaram caminhada pelas principais ruas da cidade.

Uruguaiana – 21º Núcleo: educadores de escolas estaduais e privadas e estudantes reuniram-se na Praça do Barão em Uruguaiana pela manhã e realizaram ato em defesa da educação e dos direitos dos educadores.

uruguaiana

Uruguaiana

São Leopoldo – 14º Núcleo: professores, funcionários de escolas, representantes de centrais sindicais e estudantes realizaram ato em frente à Câmara de Vereadores da cidade e seguiram em caminhada pelas ruas centrais do município.

Santa Rosa – 10º Núcleo:  educadores realizaram ato público que iniciou no Parcão e tomou as ruas da cidade em direção ao Banrisul, onde ocorreu um ato de denúncia aos ataques que os trabalhadores estão sofrendo, contra o parcelamento dos salários do funcionalismo, contra a PEC 55 e a MP do Ensino Médio.

Cruz Alta – 11º Núcleo: educadores realizaram ato unificado com demais servidores estaduais e estudantes na Praça da Matriz.

Núcleo 1 – Caxias do Sul:  educadores e estudantes reuniram-se às 14h para a Plenária Sindical, no SINDISERV, onde foram debatidos assuntos como a PEC 241, o PL 4567( Pré-Sal), a Reforma do Ensino Médio, a Lei da Mordaça e a Reforma da Previdência. Logo após realizaram caminhada até a Praça Dante Alighieri, onde ocorreu ato público com os demais trabalhadores.

Taquara – 32º Núcleo: educadores e estudantes realizaram mobilização na praça Marechal Deodoro e de lá seguiram em caminhada até o Banrisul, onde fizeram panfleteação denunciando o desrespeito do governo Sartori com os professores e funcionários de escola. Em Gramado também ocorreu caminhada de professores, funcionários de escola e estudantes pelas principais ruas do município. Em São Francisco de Paula, os educadores realizaram mateada em frente ao Banrisul.

Palmeira das Missões – 40º Núcleo: educadores e trabalhadores de diversos segmentos participaram de uma plenária para debater as ameaças dos governos estadual e federal, no Sindicato dos Trabalhadores de Novo Barreiro. Logo após, fecharam o trevo (BR 568) por 15 minutos. À tarde, ocorreu plenária na sede do Sindicato sobre a PEC 55 e as novas normas do governo estadual para o fechamento de turmas e escolas, também houve ato no Largo Alfredo Westphalen com várias categorias.

Bento Gonçalves – 12º Núcleo: educadores, estudantes e trabalhadores de diversos segmentos participaram de ato em frente à prefeitura da cidade.

Três Passos – 27º Núcleo: em Miraguaí, região de Três Passos, educadores e estudantes da escola estadual Osmar Hermann realizaram trancamento de estrada, no trecho entre Miraguaí e Redentora, e caminhada pelas ruas da cidade.

Pelotas – 24º Núcleo: educadores, lideranças sindicais e movimentos sociais impediram a circulação dos ônibus na cidade,  antes das 10h da manhã. Logo após, centenas de educadores e estudantes realizaram ato público que iniciou no Largo Edmar Fetter. Logo após o ato, eles seguiram em caminhada até o calçadão da rua Andrade Neves percorrendo as ruas centrais da cidade. A mobilização contou com a adesão de 95% das escolas, que paralisaram as atividades nesta quarta-feira.

palmeiras-01
Palmeira das Missões

taquara
Taquara

sao-luiz-02
São Luiz Gonzaga

ijui
Ijuí (Panambi)

img-20161112-wa0001

Rio Grande

Notícias relacionadas