Caminhada Luminosa em Pelotas
Dando continuidade às mobilizações dos educadores em sua terceira semana em greve, o 24º Núcleo – Pelotas realizou Caminhada Luminosa na noite desta quarta-feira, dia 1º, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o verdadeiro caos que o governo Sartori (PMDB) instalou na Educação Pública no Estado.
Aproximadamente 500 professores, funcionários de escola, estudantes e pais reuniram-se às 17h em frente à sede do Núcleo (Rua XV de Novembro). Por voltas das 18h, com bandeiras, faixas, cartazes e velas os educadores percorreram as principais ruas da cidade.
No encerramento da atividade, algumas bandas solidárias às reivindicações da categoria e às escolas ocupadas realizaram show beneficente no Largo do Mercado Público da cidade. As bandas Shaka Bullets, SoulmaicoN e MC Vips foram algumas das atrações da noite. Durante a iniciativa foram doados alimentos para as escolas ocupadas na região.
Estudantes reivindicam valorização dos professores em Bento Gonçalves
Nesta quarta-feira, dia 1º, educadores e estudantes do Colégio Estadual Landell de Moura realizaram caminhada pela cidade de Bento Gonçalves. Com cartazes nas mãos os estudantes protestaram pela valorização dos educadores estaduais.
A caminhada partiu da frente da instituição até a 16ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, onde foram recebidos pelo coordenador da 16ª CRE, Leonir Olímpio Razador. Os estudantes expuseram suas reivindicações, declarando total apoio e solidariedade aos professores e funcionários de escola em greve. Também solicitaram repasses de verbas para a manutenção e merenda da escola.
Já nesta quinta-feira, dia 2, pela parte da manhã professores, funcionários de escola e alunos reuniram-se Colégio Estadual PE Colbachini, no município de Nova Bassano. Durante a Plenária a diretora do 12º Núcleo, Juçara de Fátima Borges, alertou sobre os principais Projetos de Lei que atacam os educadores como o PL 44 (privatização do serviço público) e o PL 190 (a instituição do Programa Escola Sem Partido no sistema estadual de ensino) que estão em tramitação na Assembleia Legislativa. Juçara também analisou a gestão do governo Sartori, listando os principais ataques aos educadores e a educação pública estadual.
Plenária em Noca Bassano