Dia Nacional da Árvore: projeto “Plantando o Futuro” fortalece a consciência ecológica e envolve aposentados na preservação ambiental


No Dia Nacional da Árvore, celebrado neste 21 de setembro, relembramos a visita realizada Departamento de Sustentabilidade do CPERS*, no dia 10 de setembro, ao 35º Núcleo do Sindicato, no município de Três de Maio.

A visita teve como finalidade acompanhar as ações desenvolvidas e conhecer o projeto “Plantando o Futuro”, realizado pelo grupo de aposentadas(os) do Núcleo. A iniciativa tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e pelo impacto positivo nos ambientes escolares. O objetivo principal é o plantio de árvores nas escolas da região, uma ação que estimula as(os) aposentadas(os) a contribuírem com suas vivências, atuando, assim, como agentes de transformação socioambiental e deixando raízes profundas nas comunidades escolares.

Além do plantio, o projeto propõe um cronograma estruturado que inclui desde a aquisição das mudas até a confecção de placas com os nomes científicos das árvores. A iniciativa também oferece sugestões pedagógicas para envolver ativamente as(os) estudantes, promovendo aprendizagens significativas e reflexões sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.

Para Leandro Parise, coordenador do Departamento de Sustentabilidade do CPERS, o impacto do projeto ultrapassa o simbolismo do plantio: é uma forma de reconectar as(os) aposentadas(os) com suas escolas de origem, promover a integração entre passado e futuro e contribuir para a formação crítica e ambiental das novas gerações.

“O projeto do 35º Núcleo é um resgate histórico de toda a consciência ecológica que devemos cultivar. Os aposentados vão até a escola e plantam árvores com os alunos e, mais do que a ação em si, fomentam o debate crítico e a reflexão sobre a questão ecológica, a preservação e toda a representatividade que a educação deve assumir diante desse tema.” destacou o coordenador. 

Ele ainda traz um alerta: “O Rio Grande do Sul tem sido fortemente impactado por desastres ambientais, e a conscientização, assim como projetos específicos, surgem ao longo do tempo como formas de minimizar esses estragos. As escolas, portanto, precisam se inserir ativamente em políticas voltadas para essa área.”

Recente pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), reforça a gravidade da situação climática no RS e também da vulnerabilidade da rede pública de ensino: pelo menos 1.028 escolas estaduais foram afetadas com as enchentes de 2023 e 2024, atingindo diretamente cerca de 350 mil estudantes, conforme informações da Secretaria de Educação (Seduc). 

De acordo com o estudo, a educação climática precisa ser incorporada aos currículos escolares como parte fundamental da formação das novas gerações frente aos desafios ambientais.

O diretor do 35º Núcleo, Marino Simon, também trouxe considerações importantes ao oficializar a proposta dos encontros nas escolas: “Diante da crescente preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o grupo decidiu transformar o amor em ação, plantando árvores nas escolas onde trabalharam. Cada árvore plantada representa um gesto de cuidado com o planeta e um símbolo de dedicação de quem tanto contribuiu para a formação de gerações”.

O CPERS reafirma seu compromisso, hoje e ao longo de todo o ano, em oportunizar espaços de diálogo, atuando como ponte entre as gerações, promovendo a troca de saberes, a participação cidadã e o fortalecimento de projetos com foco na temática ambiental nas escolas.

*O Departamento de Sustentabilidade do Sindicato, composto pelo coordenador, Leandro Parise, e pelos diretores Joara Dutra Vieira e Guilherme Bourscheid, tem como objetivo desenvolver e articular ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica no âmbito da educação pública, buscando promover a conscientização ecológica da categoria e incentivando práticas sustentáveis nas escolas.

> Confira mais fotos da atividade:

Notícias relacionadas

Nos dias 20 e 21 de setembro, Brasília sediou o Encontro …

22/09/2025

Nesta quinta-feira (18), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação …

19/09/2025

Neste 19 de setembro, celebramos os 104 anos do Patrono …