CPERS repudia declarações gordofóbicas ao Ministro da Justiça Flávio Dino, proferidas na Rádio Guaíba


O CPERS vem a público repudiar a manifestação gordofóbica de um comentarista da Rádio Guaíba, que recentemente agrediu o Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), com uma fala carregada de preconceito a respeito de sua condição física.

A sociedade convive, há séculos, com padrões de beleza inatingíveis. Neste cenário, diariamente, inúmeras pessoas com peso considerado acima da norma, quando saem de casa, sabem que serão alvo de preconceito e encontrarão pela frente desafios de todos os tipos: espaços no transporte público, nos escritórios, restaurantes e em outros ambientes que não estão preparados para acomodá-las.

É inadmissível que, em pleno século XXI, as pessoas ainda se utilizem de preconceitos com relação à aparência umas das outras. Em tempos recentes, no Brasil, é notório um elevado uso de veículos de comunicação de massa para disseminar o ódio contra qualquer tipo de grupo que fuja dos padrões tidos como “normais” dentro de uma sociedade.

É preciso combater todo e qualquer tipo de preconceito. Liberdade de expressão não dá o direito a comentários ofensivos e preconceituosos, ainda mais em um meio de comunicação com a amplitude da Rádio Guaíba.

O CPERS, por meio do Departamento de Gênero e Diversidade, manifesta sua profunda solidariedade e respeito ao Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Gordofobia precisa ser combatida e rechaçada!

O que é gordofobia? 

Muitos não entendem o que é gordofobia e pensam ser o nome dado a aversão ou até mesmo o ódio direcionado àqueles que estão com sobrepeso ou obesos. Mas o conceito vai muito além.

A gordofobia é uma forma de discriminação estruturada e disseminada nos mais variados contextos sociais, consistindo na desvalorização, estigmatização e hostilização de pessoas gordas.

Notícias relacionadas

Na tarde desta sexta-feira (26), a presidenta do CPERS, Rosane …

26/06/2026

Milhares de professoras(es), funcionárias(os) de escola, estudantes, movimentos sociais e …

O CPERS manifesta sua mais profunda solidariedade ao povo venezuelano, …

25/06/2026

Na tarde desta quarta-feira (24), as(os) representantes eleitas(os) pelo CPERS …