CPERS e mandato da deputada Maria do Rosário debatem ações em defesa da educação


A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e a diretora do  Departamento de Educação do Sindicato, Rosane Zan, receberam na manhã desta segunda-feira (6) Daniel Momoli, assessor da Deputada Federal Maria do Rosário. Durante o encontro, foram discutidas pautas defendidas pela parlamentar na área da educação.

Entre os pontos apresentados, Daniel destacou a defesa da permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), vigente até 2020.

Principal instrumento do financiamento da educação pública do país, especialistas afirmam que uma possível destituição do Fundeb seria um retrocesso ao setor, por isso a urgência em debater o seu futuro.

“Somos favoráveis ao Projeto apresentado pela Governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, pois é uma proposta bastante flexível que propõe um aumento gradativo ao longo dos próximos anos. Há outros projetos em trâmite, alguns com discussões avançadas e, neste momento, precisamos estar juntos para discutir com toda a sociedade o significado do Fundeb e o impacto que teremos caso ele não se torne uma política permanente”, pondera.

Estudos mostram que, pelo menos em 4.810 municípios brasileiros, o Fundeb corresponde a 50% de tudo o que se gasta por aluno a cada ano.

Em nome da deputada, o assessor se colocou à disposição para contribuir na defesa da educação pública e gratuita. O CPERS destacou a importância de debater o tema nas comunidades, promovendo iniciativas como audiências públicas.

Notícias relacionadas