CPERS debate a mercantilização da educação pública em Santo Cristo


A previsão de parcerias público privadas (PPP), modelo estudado por Eduardo Leite para entregar a gestão das escolas estaduais – e o dinheiro dos gaúchos – para grandes empresários, foi um dos temas debatidos em reunião pedagógica na EEEB Leopoldo Ost, do município de Santo Cristo.

O encontro, que ocorreu no último sábado (17), contou com a participação de Valdete Moreira, diretora do Departamento de Formação Política e Sindical do CPERS, e Lucia Camini, representante do Sindicato no Conselho Estadual de Educação.

Valdete elogiou a iniciativa da escola e destacou a importância de discutir estes assuntos nas instituições escolares. “A escola Leopoldo Ost é uma referência para a cidade de Santo Cristo, com educadoras e educadores engajados politicamente. O debate fomenta a reflexão e a mobilização, fundamentais para a resistência necessária”, disse.

Já Camini falou sobre a construção do regimento e criticou a BNCC do Ensino médio, cujo conteúdo mercantil fomenta a privatização dessa etapa da educação básica e rebaixa a qualidade do ensino.

Os(as) educadores(as) abordaram ainda assuntos administrativos da escola Leopoldo Ost. A reunião foi organizada por Merici Teresinha Oppermann Gutjahr, diretora da instituição, e Vera Rampel, coordenadora pedagógica da escola.

 

Notícias relacionadas