CPERS celebra o Dia do Orgulho LGBT na 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire


No último dia da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire, da CNTE, em Curitiba, representantes da direção estadual do CPERS participaram de atividade em alusão aos 50 anos de Stonewall, episódio que marca o Dia do Orgulho LGBT.

O momento foi de homenagem e reflexão sobre este dia 28 de junho e a necessidade das entidades filiadas a CNTE criarem coletivos e departamentos para tratar da questão da Diversidade, principalmente em vista do esvaziamento do Conselho Nacional de Combate à Discriminação/LGBT, feito pelo presidente Jair Bolsonaro.

Durante a conferência, os(as) mais de 500 delegados(as) da CNTE, comemoraram 50 anos de luta, resistências e revolução. Vários estados, onde a CNTE tem base com essa pauta, homenagearam e lembraram pessoas transexuais que fortalecem a luta.

Na ocasião, a 1ª Vice-presidente do CPERS e coordenadora do Departamento de Gênero e Diversidade do Sindicato, Solange Carvalho, apresentou o departamento e suas ações e falou sobre a importância da data.

“Em tempos de tanto ódio, precisamos de ações concretas contra a LGBTfobia. É preciso criar condições dentro das escolas para que professores e alunos possam aprender e ensinar o convívio com as diferenças que naturalmente existem entre todos(as)”, afirmou Solange.

O Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS se propõe a coordenar e desenvolver atividades pertinentes às relações de gênero, junto aos trabalhadores em educação, bem como subsidiar o conjunto da categoria e dos núcleos com a formulação de políticas que visem o incentivo à organização e participação dos(as) educadores(as) na luta sindical contra o machismo, o racismo e a LGBTfobia. Leia na íntegra o artigo publicado pelo departamento sobre o Dia do Orgulho LGBT comemorado neste dia 28 de junho.

Ainda durante o último dia da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire, foram realizadas atividades dedicadas aos Grupos de Trabalhos Temáticos do Plano Nacional de Educação (PNE) e a tarde será exibido um painel com o resultado dos trabalhos em grupo.

Notícias relacionadas