Arte e luta marcam Encontro Regional de Aposentados em Erechim


Mais de 280 educadores(as) aposentados dos núcleos de Erechim, Lagoa Vermelha e Passo Fundo celebraram a vida e a luta nesta quarta-feira (16).

Reunidos para a etapa regional do Encontro de Aposentados, as associadas do CPERS participaram do Desafio de Danças Folclóricas, debateram a conjuntura política e receberam informações aprofundadas sobre o pacote de ataques de Eduardo Leite, com apresentação do advogado Marcelo Oliveira Fagundes.

“Nossas conquistas históricas estão ameaçadas. Precisamos, mais uma vez, honrar as lutas do CPERS e nos preparar para a luta em defesa da carreira e dos nossos direitos”, afirmou Glaci Weber, diretora do Departamento de Aposentados(as).

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, também abordou o pacote desumano de Leite. “É quase impossível acreditar que alguém tenha desenvolvido um projeto desses, tamanha a crueldade das medidas, porque todo o estado sabe da precaridade que vive a nossa categoria”, avaliou.

O pacote atinge violentamente toda a categoria, incluindo os inativos. Quem recebe a partir de um salário mínimo passará a contribuir com alíquotas previdenciárias, e não terá qualquer previsão de reajuste salarial.

Assista o vídeo explicativo sobre como as alterações propostas atingem em cheio quem já trabalhou a vida toda.

O grupo de dança de Lagoa Vermelha conquistou o 1º lugar no Desafio de Danças, ao som do ritmo do Xaxado.

As aposentadas também assinaram, por unanimidade, uma carta que repudia o pacote de medidas de Eduardo Leite e convoca a categoria para a greve.

Notícias relacionadas