Alegria e emoção marcam encerramento do Encontro Estadual dos Aposentados


aposentados

Teve dança, música, informação, riso solto, abraços apertados e olhares emocionados. Tudo isso intercalado com a força da voz de mais de 500 educadores e educadoras que, em uma só voz, pediam “Fora Temer, Fora Sartori”. Foi assim que nesta quarta-feira (29) ocorreu o último dia do Encontro Estadual dos Aposentados do CPERS, iniciado ontem, em Porto Alegre.
As atividades de hoje iniciaram com a bela apresentação do Coral do 24º Núcleo – Pelotas. Na sequência, o advogado Marcelo Fagundes, da Assessoria Jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, palestrou sobre os temas Piso Salarial Nacional, Plano de Carreira e Reforma da Previdência. Além das informações e orientações, Fagundes respondeu as dúvidas dos (as) educadores (as).
O médico geriatra Geolar Ávila, de Três Passos, falou sobre como envelhecer com qualidade de vida. “Cada um envelhece de uma maneira, conforme a etnia, a genética e a qualidade de vida. Precisamos ser ativos e mexer também com a nossa cabeça. Outra coisa importante é não guardamos mágoa. Cuidem-se!”, frisou.
O Encontro contou ainda com a apresentação musical da professora aposentada Vânia Coimbra, do 33º Núcleo – São Luiz Gonzaga, e do músico Glauco Fonseca Vieira, e do Grupo de Dança do 2º Núcleo – Santa Maria.

CPERS premia seus atores e atrizes
No decorrer do Encontro, dando sequência as apresentações dos grupos de teatro dos aposentados, que iniciaram ontem, o público conferiu mais alguns dos talentos da categoria. Apresentaram-se hoje, os Núcleos 33º (São Luiz Gonzaga), 21º (Uruguaiana), 35º (Três de Maio, 4º (Cachoeira do Sul), 39º (Porto Alegre) apresentaram suas peças teatrais inspiradas no dia a dia da categoria.
Ao final das apresentações artísticas, uma comissão julgadora composta pelo presidente da Federação dos Metalúrgicos, Jairo Carneiro, pela representante do grupo de terceira idade Sem teias, Terezinha Bonini e a atriz Arlete Cunha, entregaram o resultado do concurso a diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber. Arlete fez questão de destacar a importância do concurso. “Estou muito feliz de ver que a cultura se faz presente na educação. Este concurso deveria ser transformado em uma Mostra. O teatro é uma ferramenta poderosíssima. Estamos lutando fazendo cultura”, ressaltou.
“Quero destacar que para nós, todos são vencedores, todos estão de parabéns, inclusive aqueles que não se classificaram para esta fase final. O importante, para nós, foi a grande participação que tivemos”, destacou a diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber, momentos antes de anunciar os vencedores.     “Nos esforçamos para fazer o melhor, mas superou todas as nossas expectativas. A cultura é uma ferramenta importante para fazer com que as pessoas vivenciem o Sindicato e se sintam como parte essencial dele. Nosso objetivo principal, o de aproximar nossos colegas aposentados do Sindicato, foi alcançado”, destacou a diretora responsável pelo Departamento de Cultura, Alda Bastos Souza.

Os primeiros colocados no Concurso de Teatro dos Aposentados do CPERS foram:

1º lugar:
18º Núcleo – Santa Cruz
Peça: Rebelação

2º lugar:
10º Núcleo – Santa Rosa
Peça: A professora

3º lugar: 33º Núcleo – São Luiz Gonzaga
Peça: Construímos juntos os rumos da história

Todos os participantes ganharam medalhas e um mimo ofertado pelas farmácias Panvel. Os três primeiros lugares receberam troféus.

galeria-de-fotos

Notícias relacionadas

Desde 2015, a EEEM Almirante Barroso, localizada na Ilha da …

10/10/2024

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a …

O CPERS, juntamente com as demais entidades que integram a …

09/10/2024