5ª Mostra Pedagógica do CPERS encerra com reflexões e celebrações sobre o fazer pedagógico nas escolas da rede estadual


Um misto de alegria e emoção tomou conta da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, nesta terça-feira (28). Mesmo com chuva e vento fortes, o local foi palco da celebração de encerramento da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS. O evento, que reuniu 119 projetos selecionados ao longo das etapas regionais, realizadas nos 42 núcleos do Sindicato, entre os meses de agosto e novembro, comprovou a força do trabalho desenvolvido no chão das escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Sul.

Sob o tema “Escola Livre, Educação Presente”, esta edição assumiu um significado ainda mais profundo por ser a primeira após o período da pandemia de Covid-19. O lema refletiu a necessidade premente de construir ambientes educacionais que promovam a liberdade de pensamento, incentivem a criatividade e abracem a diversidade de ideias.

Durante todo o dia, o centro da capital dos gaúchos(as) tornou-se um verdadeiro mosaico de conhecimento e inspiração, com cada projeto representando a resiliência dos professores(as), funcionários(as) e estudantes das escolas públicas estaduais, que mesmo enfrentando desafios e a desvalorização por parte do governo Eduardo Leite (PSDB), demonstraram uma determinação incansável em promover uma educação pública de qualidade para todos e todas.

“Para falar sobre o encerramento da Mostra, nós não podemos deixar de relatar o que vivemos nos últimos meses. De agosto a novembro deste ano, os mais de 400 projetos apresentados nas etapas regionais comprovaram que a nossa luta por uma escola pública, laica, gratuita, de qualidade e de referência social, vale a pena. Por isso, eu agradeço a cada educador e cada estudante que aqui estão hoje. Vocês nos dão força para continuar!”.

Foi com essas palavras que a tesoureira do CPERS e representante da Comissão de Educação do Sindicato, Rosane Zan, abriu o encontro desta terça.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, enfatizou a importância do tema desta edição na atual conjuntura da educação estadual. “O lema desta Mostra Pedagógica do CPERS vem recheado de um significado muito forte e revolucionário, neste momento em que o governo do Estado tenta amordaçar nossas escolas estaduais, com quatro projetos apresentados à Assembleia Legislativa e que colocam em risco o futuro do que vemos aqui hoje, vocês resistem!”, afirmou a presidente.

Helenir ainda reforçou: “Os trabalhos que estão sendo apresentados aqui representam o fazer pedagógico nas escolas e a rebeldia dos nossos alunos em contestar tudo o que é padronizado. A escola pública do RS tem qualidade, tem que ser respeitada e não pode aparecer apenas quando um vendaval as destelha. A escola que queremos e respeitamos é essa, que cria e tem liberdade para criar”.

Representando a Comissão de Educação do CPERS, também estavam presentes na abertura da Mostra o 2° vice-presidente do Sindicato, Edson Garcia, e as diretoras Vera Lessês e Sônia Solange Viana.

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Intercâmbio de ideias e conhecimentos

Os projetos apresentados nesta etapa da Mostra do CPERS ilustraram de forma clara como as comunidades escolares têm se esforçado para superar obstáculos. Os participantes demonstraram que a educação pública estadual está mais viva do que nunca.

Entre os trabalhos exibidos, “Importância das Roças Guarani”, que concorria na categoria Educação Indígena, buscou elucidar o papel da roça na retomada indígena, onde os guaranis se instalam e realizam seus plantios. “A fonte de vida dos Guarani passa pela roça e pelas sementes”, contou a professora Carmem Lúcia Soares Rodrigues, orientadora da iniciativa.

O projeto “Estufa Impact – uma proposta sustentável a partir de materiais biodegradáveis” do IEE Cristo Redentor, de Cândido Godói, concorria na categoria Ensino Médio. Os estudantes e a professora orientadora desenvolveram uma estufa totalmente automática e sustentável, feita de materiais biodegradáveis e com uma estrutura toda confeccionada em uma impressora 3D. “Ela vai molhar as plantas automaticamente e fazer todos os processos necessários para uma planta sobreviver”, explicou o aluno Everton Silva. 

As diversas outras iniciativas apresentadas, de todos os cantos do estado, evidenciaram a determinação e a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas públicas estaduais, mesmo diante das adversidades.

Convergência entre educação e cultura 

Além da exposição dos projetos desenvolvidos nas escolas, o encerramento da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS também contou com diversas apresentações artísticas e culturais.

A primeira, que abriu o encontro, foi o teatro encenado por estudantes e professores(as) do IEE Júlia Billiart, de Chapada, intitulado “Educação Libertadora”, que apresentou a importância da escola pública.

Na sequência, a EEEM Setembrina, de Viamão, apresentou a dança teatral denominada “Brasil Mostra a Tua Cara”, que denunciou o racismo estrutural em nossa sociedade.

Na abertura da parte da tarde do Encontro, educadoras aposentadas de Palmeira das Missões (40° Núcleo) e Três Passos (27° Núcleo) animaram o público celebrando a cultura cigana, com danças apresentadas nos encontros regionais de aposentados(as) do CPERS, que culminou na troca de experiências entre gerações. 

Educação Integral em Pauta 

Após a apresentação dos projetos, a pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRGS, Dr.ª Jaqueline Moll, conversou com as comunidades escolares presentes sobre o tema “Educação Integral”.

“Educação Integral não é mais do mesmo. Ela implica afirmar projetos identitários de escola, na perspectiva do que diz a LDB: progressiva autonomia financeira, administrativa e pedagógica”, explicou a especialista.

Sobre o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pelo governo Lula (PT), em julho deste ano, Jaqueline mencionou que é a primeira vez que o país tem uma Lei que estabelece oito horas mínimas diárias de escola para todos(as) os estudantes. “Isso não é uma mera transferência de recurso. É preciso salário, carreira e que a instituição de ensino possa construir seu projeto de educação integral”, destacou a pesquisadora.

Talentos Educacionais Reconhecidos

A 5ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS encerrou com a premiação dos seis trabalhos mais significativos, conforme avaliação da Comissão Avaliadora.

>> Clique aqui para conferir as fotos de alguns dos projetos que abrilhantaram o dia na capital

Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e, em reconhecimento à dedicação de todos(as) os participantes, foram entregues medalhas aos educadores(as) e estudantes dos demais projetos.

>> A Comissão Avaliadora foi formada pelos seguintes educadores(as)

> Categorias Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Indígena:

– Sergio Kumpfer – Professor aposentado da rede estadual e Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE
– Rosangela Maria Diel – representante da Associação dos Orientadores do RS (AOERGS)
– Marzie Damin – Psicóloga e Mestra em Comunicação Social

>> Categoria Ensino Médio:

– Aline Miranda – Doutoranda PPGEdu/UFRGS
– Ana Clara de Oliveira Peixoto – Doutoranda PPGEdu/UFRGS
– Ângela Both Chagas – doutoranda PPGEDU/UFRGS

>> Categoria Ensino Profissionalizante: 

– Cássio Fagundes da Silva – estudante de Pedagogia na UFRGS
– Laura Becker Porciúncula – estudante de Pedagogia na UFRGS
– Nara Caldeira – estudante de Pedagogia na UFRGS
– Mateus Saraiva – professor na Faced da UFRGS

>> Confira abaixo os projetos selecionados em cada categoria da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS

Séries Iniciais Ensino Fundamental 

Projeto: Brincadeiras e Aprendizagens no Mundo da Reciclagem
Escola: EEEM Júlia Lopes de Almeida
Soledade (28º Núcleo) 

Séries Finais Ensino Fundamental   

Projeto: Desconstruindo ConsCIÊNCIA
Escola: EEEF Felippe Jacobs
Santa Cruz do Sul (18º Núcleo) 

Ensino Médio 

Projeto: Educação Antirracista: intersecções de gênero, raça e classe
Escola: EEEM Cônego João Batista Sorg
Carazinho (37º Núcleo) 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)   

Projeto: Educando para a Liberdade – Além das Grades
Escola: NEEJA – Presídio Estadual de Vacaria
Vacaria (30º Núcleo)

Educação Profissional

Projeto: Projeto SETE
Escola: ETE Presidente Getúlio Vargas
Santo Ângelo (9º Núcleo) 

Educação Indígena

Projeto: Importância das roças Guarani
Escola: EEIEF Kuaray Rete
Gravataí (22º Núcleo)

>> Clique aqui para conferir as fotos da premiação 

Educar é uma Aventura Criadora

O encerramento da mostra ecoa a importância da defesa intransigente da escola pública. Os trabalhos apresentados, tanto nas etapas regionais como na estadual, são testemunhos vivos da máxima de Paulo Freire, que afirmava que “Educar é uma Aventura Criadora”. Cada iniciativa exposta não apenas celebrou a dedicação à educação pública, mas também reforçou a vitalidade da comunidade educacional em meio a desafios e adversidades.

Para o CPERS, neste momento de encerramento de mais uma edição da Mostra Pedagógica, é inevitável reconhecer o poder transformador da educação e a capacidade inspiradora dos educadores(as) e estudantes envolvidos nesta 5ª edição. Que essas experiências não apenas sejam celebradas, mas sirvam como faróis de esperança para o futuro da educação pública no Rio Grande do Sul, reafirmando a importância fundamental de uma escola livre e uma educação presente. Viva a escola pública!

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