5ª Mostra Pedagógica do CPERS em Cruz Alta revela o alto nível dos debates instaurados no chão de escola


Ao fim das etapas regionais, a 5ª Mostra Pedagógica do CPERS segue evidenciando a força da educação pública, que resiste cotidianamente diante da falta de investimento e da desvalorização dos trabalhadores(as). Nesta quarta-feira (1º), o evento agregou diversos educadores(as) e estudantes orgulhosos de seus projetos no Instituto Estadual de Educação (IEE) Professor Annes Dias, em Cruz Alta (11º Núcleo).  

A atividade contou com a apresentação de 13 trabalhos e foi transmitida ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook do Jornal Coletivo.

Viabilizar a Mostra Pedagógica do Sindicato demanda grande esforço de toda comunidade escolar e sindical envolvidas, sobretudo no atual cenário de desmonte e precarização do ensino público arquitetado pela administração estadual de Eduardo Leite (PSDB).  

“Somos luta e resistência diárias diante de tantos ataques que sofremos no último período. E quando nós pensamos que teríamos um fôlego maior no final do ano, vem aí o Marco Legal da Educação”, mencionou a tesoureira do CPERS, Rosane Zan. Nesta terça-feira (31), Leite apresentou projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa: entre eles, o Marco Legal da Educação Gaúcha, que constitucionaliza a municipalização das escolas estaduais.

A Representante Estadual dos Aposentados(as) do 11º Núcleo e arte-educadora, Jane Caetano, celebrou o uso da arte como tema central de diversos trabalhos apresentados pelos alunos(as). “É através dessa gente maravilhosa, que eu tenho o orgulho de abraçar e de festejar, que a escola pública está viva e forte”, comemorou.  

Engajamento nas questões de gênero e raça

Publicado em 2022, o livro “Menina Pretinha” é um conto construído em formato de poesia que busca empoderar crianças. A autora da obra, Eva Nadir, é professora na EEEB Angelo Furian, na cidade de Pejuçara, e desenvolveu o projeto “Refletindo sobre a Consciência Negra através do livro infantil Menina Pretinha”.

“Esse é o objetivo do livro e o meu objetivo: que as crianças se achem lindas, que elas possam estar em qualquer lugar, possam usar o cabelo do jeito que quiserem”, explicou a escritora e educadora. A iniciativa envolveu a visita de uma trancista afro à escola para estimular a autenticidade de estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Buscando alertar sobre relações tóxicas e abusivas, alunos(as) do Ensino Médio da IEE Professor Annes Dias elaboraram o trabalho “Lei Maria da Penha: Encorajar, Refletir relações saudáveis”. “Dentro desse projeto nós produzimos cards que foram entregues juntamente com sementes de girassol pela cidade e camisetas que terão sua verba revertida a um projeto social aqui de Cruz Alta”, relatou a educanda Bel Bucco. 

Discussões fundamentais que pouco avançam na sociedade, já encontram espaço para serem aprofundados dentro das instituições educacionais, realizadas, inclusive, por crianças e jovens. É o caso da iniciativa “Educação sexual na escola: basta de tabus”, apresentada por estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental da EEEM Castelo Branco, em Salto do Jacuí.

“O trabalho consiste em ensinar às crianças sobre educação sexual, ou seja, cuidado com o corpo e atenção ao assédio”, esclarece Isadora Silveira. 

Além de trabalhos com imensa relevância social, o evento contou com uma apresentação de dança do Grupo Dandara, originário do Quilombo Júlio Borges, em Salto do Jacuí.   

A diretora do núcleo, Vera Maria Fischer, realizou a abertura da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS em Cruz Alta e acompanhou a feira durante toda tarde. 

Os avaliadores Ieda Donati Linck, Marisa Mayer e Sandro Fogaça Martins definiram quais projetos serão apresentados na etapa estadual da Mostra, que ocorrerá no dia 28 de novembro, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O evento será aberto ao público e acontecerá das 9h às 19h. 

Veja os trabalhos selecionados, em Cruz Alta:

 

Séries Iniciais Ensino Fundamental
Projeto: Eu sou a Arte
Escola: EEEF Antônio Silveira (Tupanciretã/RS)
Categoria: Séries Iniciais Ensino Fundamental

Séries Finais Ensino Fundamental
Projeto: Educação sexual na escola: basta de tabus!
Escola: EEEM Castelo Branco (Salto do Jacuí/RS)
Categoria: Séries Finais Ensino Fundamental

Ensino Médio
Projeto: Lei Maria da Penha: Encorajar, Refletir Relações Saudáveis
Escola: IEE Professor Annes Dias
Categoria: Ensino Médio


 

 

Notícias relacionadas