#30M: entidades fortalecem unidade e apontam para nova mobilização histórica


Reunidas na sede do CPERS na noite desta terça-feira (28), representações de entidades da rede pública e privada de educação, sindicatos, comunidade acadêmica e movimentos estudantis debateram a organização e os atos marcados para a próxima quinta-feira (30).

Na esteira do #15m, que movimentou milhões em todo o país e, só no Rio Grande do Sul, registrou atos em mais de 50 cidades, os presentes reforçaram a necessidade de unidade em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência, sinalizando a continuidade das mobilizações rumo à Greve Geral da Classe Trabalhadora, marcada para o dia 14 de junho.

Em Porto Alegre, ao longo do dia, a mobilização deve iniciar em escolas secundaristas com atividades promovidas por estudantes. Às 17h, discentes e docentes das universidades e institutos federais concentram-se em frente à Faced, da UFRGS. Em seguida partem em caminhada para a Esquina Democrática, local da manifestação das 18h.

Para além da organização do dia 30, a necessidade de ampliar e fortalecer a defesa da educação em todos os níveis, incluindo os ataques do governo estadual à escola pública, esteve em pauta.

“Nós orientamos que educadores(as) que puderem participar se somem às mobilizações e ajudem as entidades locais a organizarem atos em suas regiões. Também vamos parar e pedimos apoio da sociedade no dia 3 de junho, para exigir respeito e reposição salarial do governo Eduardo Leite”, afirmou Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPERS.

Por decisão da última Assembleia Geral do CPERS (12 de abril), a categoria deve paralisar na próxima segunda-feira (assim como no 1º dia útil de cada mês sem salário em dia), além de cruzar os braços no dia 14 de junho, data da Greve Geral da Classe Trabalhadora.

Uma próxima reunião foi marcada para o dia 5, às 18h, com local a definir, para dar continuidade à articulação.

Entidades presente:

CPERS
ASSUFRGS
Andes / UFRGS
APG
APG UFRGS
DAEFi
DCE PUC-RS
DCE UFCSPA
DCE UFRGS
Grêmio Estudantil Caju
Grêmio Estudantil Rubem Berta
SindoIF/Andes
Sinpro/RS
UEIFRS
UGES
UMESPA
UNE / UEE
União Brasileira de Estudantes

 

Notícias relacionadas