#15M: o dia em que a educação parou o Brasil


Nem os prognósticos mais otimistas previam o tamanho da onda que tomou as ruas de todo o Brasil nesta quarta-feira (15).



Somente no Rio Grande do Sul, mais de 70 cidades realizaram atos para marcar a Greve Nacional da Educação, uma construção histórica que envolveu estudantes, educadores(as), pais, sindicatos e movimentos diversos.

Na capital, dezenas de milhares se uniram sob as bandeiras da defesa da educação, contra os cortes às universidades e institutos federais, e para manifestar repúdio à Reforma da Previdência.

“Hoje as ruas de Porto Alegre pertencem à resistência”, falou Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPERS, aos manifestantes. “Mas não se engane quem pensa que vamos parar por aqui. Resistência não se faz em um dia apenas. Resistência a gente faz até a vitória”, concluiu, referindo-se à continuidade dos atos até a greve geral da classe trabalhadora, marcada para o dia 14 de junho.

O ato na cidade começou no início da tarde, com um abraço simbólico ao Instituto de Educação General Flores da Cunha e à Faced, da UFRGS ,e rapidamente tomou conta do centro da capital. Uma extensa caminhada paralisou o trânsito passando pela UFSCPA, o IFF Centro e o INSS, culminando na Esquina Democrática. Mas a mobilização não terminou.

Após falas das entidades, os presentes se dirigiram novamente à Faced, encontrando-se com universitários que convocaram ato para as 18h. A mobilização deve seguir noite adentro.

 

Além da pauta nacional, os(as) educadores(as) da rede estadual também cruzaram os braços em protesto pelos 41 meses de salários parcelados e mais de quatro anos sem reposição da inflação.

Em todo o estado, núcleos do CPERS participaram e organizaram atos juntamente à comunidade escolar e acadêmica.  Confira imagens das mobilizações.

Alegrete

Alvorada

Bagé

Barra do Quaraí

Bento Gonçalves

Cachoeira do Sul

Camaquã

Canguçu

Canoas

 

Capela de Santana

Carazinho

Caxias do Sul

Chapada

Cruz Alta

Dom Pedrito

Encruzilhada do Sul

Erechim

Flores da Cunha

Frederico Westphalen

 

 

Guaíba

Ijuí

Jóia

Lagoa Vermelha

Lajeado

Livramento

Manoel Viana

Novo Hamburgo

Osório

Mata

Palmeira

Palmeira das Missões

Passo Fundo

Panambi

Pelotas

Piratini

Rio Grande

Rolante

Rosário do Sul

Santo Ângelo

Santo Augusto

São Gabriel

São Luiz Gonzaga

São Vicente do Sul

Santana do Livramento

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

São Lourenço do Sul

Santa Rosa

São Borja

São Leopoldo

Soledade

Tapes

Vacaria

Viamão

Taquara

Uruguaiana

 

 

Notícias relacionadas

A Comissão Eleitoral do pleito de 2024 do CPERS Sindicato …

13/09/2024

Seguindo as orientações do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e …

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) …

12/09/2024

Jovens que nem trabalham e nem estudam ou jovens que …