Porto Alegre
Em todo Brasil, trabalhadores protestam contra a Reforma da Previdência proposta por Temer
A terça-feira (5), amanheceu com trabalhadores protestando nas ruas de todo o Brasil, no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, proposta pelo presidente ilegítimo, Michael Temer.
Na capital gaúcha, às 5h da madrugada, dirigentes sindicais distribuíram panfletos e pressionaram deputados, no Aeroporto Salgado Filho, para barrarem a Reforma. Por volta das 9h, houve caminhada até a o prédio do INSS, onde os representantes de centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais repudiaram e condenaram a Reforma da Previdência, denunciando que, caso aprovada, será o fim da aposentadoria.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, falou da importância do dia de luta e da grande resistência que os trabalhadores e trabalhadoras terão que fazer para barrar a reforma. “Não podemos esquecer que o relator desta reforma é um dos maiores devedores do INSS, em nosso país. Não é verdade que a Previdência está quebrada porque se o Brasil está em crise. O que justifica 1 trilhão de perdão de impostos, que está sendo proposto para as petroleiras, que estão hoje comprando o nosso petróleo? Todos nós vamos precisar trabalhar 40 anos para nos aposentar, com idade mínima de 65 anos de idade para homens, 62 para mulheres. E aqueles que propõem a reforma são os que se aposentaram com 52, 53, 55 anos, e todos com altos salários. Estamos hoje em um dia de luta, hoje é um esquenta, porque quando for para a votação, nós vamos parar o Rio Grande do Sul e o Brasil. Aqui terá luta e resistência”, concluiu.
Seguindo a orientação do CPERS, os Núcleos do Sindicato realizaram diversas ações no decorrer do dia, todas destacando o Repúdio a reforma da Previdência. Caminhadas, panfletagens, vigílias, plenárias e debates foram algumas das inúmeras atividades realizadas nesta terça-feira (05).
Veja abaixo algumas das mobilizações:
4º Núcleo – Cachoeira do Sul
6º Núcleo – Rio Grande
14º Núcleo – São Leopoldo
15º Núcleo – Erechim
16º Núcleo – São Borja
18º Núcleo – Cruz Alta
20º Núcleo – Canoas
21º Núcleo – Uruguaiana
22º Núcleo – Gravataí
24º Núcleo – Pelotas
28º Núcleo – Soledade