Plenárias do CPERS, em Pelotas e Caxias do Sul, denunciam os ataques do governo Sartori (PMDB)


PELOTAS 2

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, o CPERS esteve em Pelotas e Caxias do Sul dando início às Plenárias Regionais pelo Estado. A iniciativa tem como objetivo denunciar, informar e esclarecer a toda comunidade escolar o descaso do governo Sartori com os educadores e a educação pública. Em ambos os municípios, houve a participação de professores, funcionários de escola, pais e alunos que, nos debates realizados, destacaram a precariedade das instituições e a desvalorização dos educadores por parte do governo.
Em Pelotas, centenas de professores, funcionários de escola, alunos e a comunidade escolar reuniram-se às 14h no auditório do Colégio Pelotense. A iniciativa contou com a presença dos diretores da Direção Central do CPERS, Ida Irma Dettmer, Antônio Lima e Cássio Ritter, educadores e diretores dos Núcleos de Rio Grande e Camaquã.
Durante o encontro, professores, funcionários de escola, diretores e alunos relataram suas experiências em cada região e destacaram dificuldades como estruturas sucateadas, falta de professores e funcionários de escola, atrasos de repasses de verbas para compra de materiais e merenda, infiltrações e falta de energia elétrica, entre outras.
“Enfrentamos vários problemas como falta de condições de trabalho, problemas nas estruturas, atrasos no repasse das verbas para merenda e material permanente e manutenção. Realmente o governo Sartori está destruindo as escolas públicas”, avalia a diretora do CPERS, Ida Dettmer, sobre o encontro em Pelotas.
Em Caxias do Sul o encontro ocorreu às 15h no auditório do Sindiserv. Participaram do encontro os vice-presidentes do CPERS, Solange Carvalho e Luiz Veronezi, o diretor Mauro Calliari, professores, diretores e funcionários de escola dos Núcleos de Bento Gonçalves e Vacaria.
A vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, fez a abertura do encontro e ressaltou o objetivo das Plenárias Regionais que é o de esclarecer e denunciar para a comunidade a precarização das escolas públicas e o descaso com os educadores e a educação pública. Solange também destacou que caso o governo Sartori parcele ou atrase os salários do mês de abril, na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, será dia de paralisação nas escolas estaduais.
Durante as Plenárias foi distribuído o panfleto elaborado pelo CPERS, no qual são expostas a precarização e a destruição das escolas públicas pelo Estado. Também está sendo criado o “Dossiê do Caos da Escola Pública”, onde constarão os resultados das Plenárias Regionais em todo o Estado.

26/04/2016 CAXIAS DO SUL/RS/BRASIL: Plenária CPERS Foto: Caco Argemi/CPERS
Caco Argemi/CPERS

Confira a agenda das Plenárias Regionais:

Data: 28/04:
Roteiro1: Santo Ângelo/Cruz Alta/Ijuí/Três de Maio
Data: 29/04:
Roteiro 1: Estrela/Montenegro/Guaporé/Santa Cruz do Sul
Roteiro 2: Santa Maria/São Gabriel/Cachoeira do Sul
Data: 03/05:
Roteiro 1: Passo Fundo/Soledade/Carazinho/Erechim/Lagoa Vermelha
Roteiro 2:  Alegrete/Uruguaiana
Roteiro 3: Palmeira das Missões/Frederico Westphalen/Três Passos/Santa Rosa
Data: 04/05:
Roteiro 1: Porto Alegre (38º e 39º Núcleos)/ Guaíba
Roteiro2: São Leopoldo/Gravataí/Canoas/Taquara
Roteiro 3: Osório

OBS.: Estão destacadas, em negrito, as cidades que sediarão as Plenárias de cada roteiro.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DAS PLENÁRIAS REGIONAIS

 

 

 

Notícias relacionadas