Recentemente, centenas de educadores(as) aposentados(as) participaram do XVII Encontro Regional dos(as) Aposentados(as) do 2º Núcleo (Santa Maria), realizado no CTG Ronda Crioula, em São Sepé. Palestras sobre cuidados com a saúde, apresentações artísticas e, principalmente, informações repassadas pela assessoria jurídica do sindicato sobre o pacote de maldades do governo Eduardo Leite integraram a programação.
As dirigentes da direção estadual do CPERS, Sandra Terezinha Severo Régio e Rosane Zan participaram do encontro e destacaram a importância da mobilização da categoria neste momento em que o governo tenta retirar direitos históricos dos(as) educadores(as).
Sandra ministrou a palestra Nossas casas, o planeta e o nosso corpo, que salientou a importância dos cuidados com a saúde física e mental. “Diante de tantos ataques contra os nossos direitos, é muito importante cuidarmos da nossa a saúde, tanto a do corpo quanto a da mente, para estrarmos preparados para lutar pelos nossos direitos”, observou.
Rosane fez uma análise sobre a conjuntura política atual observando que o cenário vigente, onde está em risco o plano de carreira e a previdência da categoria, exigirá uma forte mobilização dos(as) professores(as) e funcionários(as) de escola em todo o Rio Grande do Sul. “Neste momento em que o governo tenta mexer em nosso plano de carreira e na previdência, retirando direitos que conquistamos com muita garra, contamos com o apoio de vocês para mobilizar e conscientizar a categoria sobre a importância da luta para barrar este ataque. Vocês são a história do CPERS, exemplo de resistência em momentos duros como a ditadura militar. Graças a vocês não perdemos muitos dos nossos direitos. Vamos juntos, novamente, mostrar a força dos educadores deste Estado”, destacou Rosane.