XI Congresso do CPERS encerra com aprovação da Carta de Bento Gonçalves e disposição renovada para a luta


Após três dias de intensos debates sobre os rumos da luta sindical e da defesa da escola pública, o XI Congresso Estadual do CPERS – Democracia Viva, Educação Presente, encerrou, neste domingo (28), com a aprovação, de forma unânime, da Carta de Bento Gonçalves e do Manifesto “Rompendo as correntes da opressão: não ao trabalho escravo, sim ao trabalho decente”.

Desde a última sexta-feira (26), cerca de 1.500 educadores(as) debateram e deliberaram questões da conjuntura política atual, pauta de reivindicações e o plano de lutas da entidade.

>> Clique aqui para conferir as fotos do último dia do XI Congresso do CPERS

Os congressistas também realizaram o balanço da atuação do Sindicato desde o último Congresso, realizado em 2019, e analisaram e aprovaram as teses elaboradas pelas diferentes correntes políticas que compõem o Sindicato.

No encerramento do encontro, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, ressaltou que o 11º Congresso da entidade renovou as esperanças para a luta. “Saímos deste Congresso mais fortalecidos e unidos. E é com esta força e unidade que seguiremos a nossa resistência contra tudo e todos que atacam a nós e a educação pública deste Estado”

A educadora ainda ressaltou: “Juntos, firmes e cientes da nossa justa luta, vamos seguir exigindo o respeito e a valorização dos professores e funcionários de escola, da ativa e aposentados, e defendendo o IPE Saúde público e solidário. Nossas plenárias seguem, e no dia da votação do projeto na Assembleia Legislativa, seremos milhares para impedir mais esse ataque do governo Eduardo Leite”.

A culminância dos trabalhos se deu com a leitura e aprovação da Carta de Bento Gonçalves e do Manifesto contra o trabalho escravo.

>> Clique aqui e baixe o Manifesto “Rompendo as correntes da opressão: não ao trabalho escravo, sim ao trabalho decente”

>> Clique aqui e baixe a Carta de Bento Gonçalves | Democracia Viva, Educação Presente

Notícias relacionadas