Valorização, esclarecimentos e incentivo marcaram o Encontro Estadual dos Funcionários


encontro funcionarios 4

Durante à tarde desta sexta-feira, dia 30, o Encontro Estadual dos Funcionários de Escola, realizado pelo CPERS, destacou a importância da profissionalização dos funcionários de escola. O tema foi abordado pelo Doutor em Comunicação e professor aposentado da UFMT, João Monlevade, e pela funcionária de escola, especialista em Gestão Escolar e Mestre em Política de Formação dos Funcionários, Guelda Cristina de Oliveira Andrade.
“O grande passo que demos como funcionários de escola foi o de passarmos a ter a nossa profissionalidade. Temos de comemorar o fato de sermos profissionais da área de educação. O que tem que ocorrer agora é a luta pela adaptação do Plano de Carreira as questões da nossa profissionalidade. Se não fizermos esse caminho da profissionalização estaremos abrindo espaço para a terceirização”, alertou.
“Quando o aluno está em sala de aula aprendendo, ele é do professor. Quando ele sai da sala de aula para o pátio ele é nosso, dos funcionários de escola, na hora da merenda, do recreio, quando vai à secretaria, por exemplo. Portanto, o funcionário também desempenha o trabalho educativo”, observou Guelda, que abordou ainda assuntos como a trajetória dos funcionários em busca da formação, o PNE e os avanços em relação aos funcionários da educação e destacou a importância de aumentar as vagas para o Profuncionário nos institutos federais.

 Educadores destacam importância do Encontro para a valorização profissional

Ana Paula Rosa Fonseca, agente educacional em alimentação – Escola Estadual de Educação Básica Osmar da Rocha Grafulha – 24º Núcleo – Pelotas
“Pela primeira vez me senti valorizada e acolhida, fazia tempo que eu não me sentia assim como funcionária de escola. O encontro deve continuar por muitos e muitos anos”.

Jussara de Fátima Borges, diretora do 12º Núcleo – Bento Gonçalves e aposentada como agente educacional em alimentação
“Nosso encontro regional já foi maravilhoso com quase 250 pessoas, e lá mesmo já foi pedido que esse não seja o primeiro e nem o último, que tenha pelo menos uma vez ao ano. Que a Direção Central continue fazendo e nos proporcionando mais encontros maravilhosos como esse. O encontro de funcionários serve para politizar, para saber os direitos que nós temos, saímos mais esclarecidos. O encontro de hoje vai se multiplicar, pois, os colegas que estão aqui vão levar para a base e disseminar o que viram e aprenderam. Temos que continuar valorizando e incentivando os funcionários de escola, como estamos fazendo aqui hoje”.

Beatriz Vasconcelos, diretora do 13º Núcleo – Osório – ex-agente educacional em alimentação
“Ter um encontro somente para os funcionários de escola é muito bom. O encontro foi bem organizado, também serve para integração. Hoje reencontrei muitos colegas que há tempos não via. O encontro de funcionários é uma forma de unir mais a categoria”.

Dulce Miriam Delan, agente educacional IV – auxiliar em administração – 39º Núcleo – Porto Alegre
“O encontro é a culminância do trabalho da Direção Central, que voltou a valorizar e reconhecer os funcionários. Andamos meio esquecidos. Esta iniciativa é uma forma de voltarmos a nos reconhecer como educador, parte integrante e importante do CPERS e protagonistas nas lutas. Que venham mais encontros como esse”.

Notícias relacionadas

Desde 2015, a EEEM Almirante Barroso, localizada na Ilha da …

10/10/2024

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a …

O CPERS, juntamente com as demais entidades que integram a …

09/10/2024