Valorização começa com reconhecimento: vem aí a 6ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS


Com o compromisso de valorizar as experiências pedagógicas que nascem e se desenvolvem no chão da escola pública, o CPERS anuncia a 6ª edição de sua Mostra Pedagógica, um espaço coletivo para celebrar aquilo que transforma, inspira e resiste: o fazer pedagógico cotidiano de quem educa com paixão e propósito.

Neste ano, o tema “Valorização começa com reconhecimento” nos convida a refletir sobre o papel da escola como lugar de invenção, de pensamento crítico, de afetos e transformações, impulsionada pelo trabalho incansável de professoras(es) e funcionárias(os) da educação.

A Mostra reconhece, compartilha e fortalece as práticas que fazem a diferença na vida de estudantes, comunidades e educadoras(es) da rede estadual do Rio Grande do Sul. Em tempos em que a educação pública enfrenta tantos ataques, reconhecer o valor dessas práticas é também um ato político, um gesto de resistência e cuidado.

> Como participar 

As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 30 de junho, e estão voltadas para professoras(es) e funcionárias(os) de escola que sejam sócias(os) do CPERS. Os trabalhos apresentados devem estar em sintonia com a prática pedagógica escolar e podem envolver experiências em sala de aula, projetos interdisciplinares, ações voltadas à comunidade escolar, práticas de gestão democrática, entre outras iniciativas transformadoras.

> Etapas Regionais e Estadual

Entre os meses de agosto e outubro, os 42 núcleos do CPERS realizarão as Mostras Regionais, organizadas em cada uma das regiões do estado. As(os) participantes poderão se inscrever até sete dias antes da realização do evento em sua região.

As experiências apresentadas nas Etapas Regionais serão avaliadas por comissões locais. Os trabalhos mais significativos e inspiradores apresentados na Mostra Regional, respeitadas as etapas que cada um representará: Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Séries Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos; ou Educação Indígena/Quilombola, serão convidados a integrar a Etapa Estadual da Mostra, prevista para acontecer em novembro, em Porto Alegre, em data a ser confirmada.

Além disso, como forma de ampliar o alcance e a memória das ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas estaduais, as experiências selecionadas na fase estadual também serão compiladas em uma publicação especial, organizada pelo CPERS.

> Um convite à valorização do saber docente

Mais do que uma vitrine de projetos, a Mostra Pedagógica é um reconhecimento do saber que nasce da prática, da escuta e do coletivo. É a reafirmação do papel da escola pública: gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada — sustentada por profissionais que, diariamente, fazem da educação uma ferramenta de transformação.

Se você realiza, acompanha ou conhece uma prática pedagógica que inspira, mobiliza e ressignifica a comunidade escolar, não deixe de inscrever seu projeto. A sua experiência pode acender caminhos e fortalecer a rede que pulsa nos corações das escolas do nosso Rio Grande do Sul.

Participe da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS. Compartilhe sua prática. Fortaleça nossa rede. Valorize sua trajetória!

Notícias relacionadas