União, informação e comprometimento marcam o 9º Encontro Nacional de Funcionários de Educação


12834632_930306063731600_2018626504_n

Nesta terça-feira, dia 08 de março, ocorreu o encerramento do 9º Encontro de Funcionários de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. Foram três dias de palestras, plenárias e debates reunindo centenas de educadores de todo o país.
Na tarde desta segunda-feira, dia 07, foi realizado um debate sobre a conjuntura nacional, internacional e educacional com o secretário de Direitos Humanos da CNTE, Zezinho Prado, que conduziu a mesa, e o secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores – CUT, Ariovaldo de Camargo, e a secretária geral da CNTE, Marta Vanelli como expositores. O debate sobre a conjuntura nacional e internacional analisou aspectos sociais, econômicos e políticos.
Hoje pela manhã, os educadores foram divididos por Estados para organizar e detalhar novas ações em defesa de formação, Piso e carreira dos Funcionários de Escola. Segundo a diretora do CPERS, Sônia Solange Viana, o encontro foi produtivo, pois conseguiu passar para a categoria informações importantes sobre o Piso, carreira e formação, além de um análise do cenário atual vivenciado pela categoria.
“Conseguimos articular e comprometer toda a nossa delegação do Rio Grande do Sul para que junto com as direções do Núcleos  e sindicatos municipais, possamos montar comissões que irão visitar as CREs, os IFs e as Secretarias de Educação municipais para apresentar nossas demandas  e reivindicar ofertas do Profuncionário nos Institutos”, observou. A diretora ainda destacaouque o encontro serviu para unir ainda mais a categoria e motivar para lutarem pelos seus direitos, “Juntos com a direção dos Núcleos e dos Sindicatos municipais vamos fazer uma forte campanha para motivar os funcionários a  profissionalizarem-se através do Programa Profuncionário e ou Tecnólogo em Processo Escolares”, afirmou.
Durante a tarde de hoje, os educadores participaram da Plenária Deliberativa e da Mesa sobre o Dia Internacional da Mulher: Nenhum passo atrás, com a palestrantes e secretária de Relações de Gênero da CNTE, Isis Tavares Neves, e a secretária de Assuntos Municipais da entidade, Selene Michelin Rodrigues. Nos dias 9 e 10 ocorrerá o Encontro Latinoamericano com a participação de representantes de outros 10 países.

12833462_930306340398239_1251016741_n

Notícias relacionadas