União e solidariedade definem acampamento dos servidores públicos estaduais


09/09/2015 PORTO ALEGRE/RS/BRASIL : CPERS acampado na Praça da Matriz      Foto: Caco Argemi/CPERS
 Foto: Caco Argemi/CPERS

No segundo dia de acampamento do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, na Praça da Matriz, os representantes das 44 entidades que compõem a unidade do funcionalismo público gaúcho continuam firmes em seu objetivo: pressionar o governo e os deputados para que nenhum direito lhes seja retirado. Organização, união e motivação não faltam no local.
As rodas de chimarrão e as refeições coletivas são os momentos oportunos para trocar experiências, dividir aflições e, principalmente, fortalecer-se para a luta.
A professora da disciplina de Física, Adriana Montierre Berneira, dormiu na primeira noite do acampamento e relata que o cuidado e a preocupação com o próximo são gestos constantes no local. Servir o prato, sair para a farmácia e perguntar o que precisa são os atos de carinho constante entre eles. “Os colegas servem o teu prato sem tu pedir, se preocupam se está se alimentando direito. O convívio com os outros servidores e as trocas constantes me fortalecem. Vendo a luta do outro, nos fortalecemos”, afirmou.
A professora de Biologia, Cibele Pedroso, 28 anos, relata ser o primeiro acampamento que participa, mas como o pai é servidor da Corsan acostumou-se a, desde pequena, ver mobilizações como essa. “Às vezes é preciso fazer acampamento e vigília em prol dos nossos direitos. Essa é a hora de termos uma visão a longo prazo, de apertar o cerco e não deixar que retirem mais nenhum dos nossos direitos. Se meus alunos me perguntarem o que é um PL, já me sinto satisfeita em estar participando dessa luta”, afirma.
“O acampamento é a ferramenta que estamos usando para mostrar para o governo e a sociedade a nossa preocupação com o rumo que o Estado está tomando. Temos que parar de olhar para o próprio umbigo, e fazer um pouco de sacrifício pelo próximo, os que não podem estar aqui”, relata Adriane.
O acampamento dos servidores continua na Praça da Matriz até o final dessa semana, mas a união e a luta dos servidores em defesa dos seus direitos e da sociedade gaúcha seguem até a vitória.

Notícias relacionadas

Fotos: Misael Pinheiro Ziech Neste sábado (7), o 37º Núcleo …

11/12/2024

Aumento no capital disponível para milhões de brasileiras(os) e economia …

10/12/2024

ATENÇÃO, SÓCIAS E SÓCIOS: a 2ª etapa das #EleiçõesCPERS2024 serão …

09/12/2024

Educadoras(es) de todo o país acompanharam, na manhã desta segunda-feira …