Centenas de educadores aposentados de todo o Estado lotaram o auditório do Centro de Eventos do Plaza São Rafael, nesta manhã, em Porto Alegre, para prestigiar o Encontro Estadual dos Aposentados do CPERS. Palestras com temas de interesse da categoria, apresentações musicais e de dança e declamação de poesias foram algumas das inúmeras atividades realizadas durante todo o dia.
As diretoras dos Departamentos dos Aposentados e de Cultura, Glaci Weber e Alda Bastos Souza, deram as boas-vindas aos educadores e destacaram a importância do momento. “Após um ano de trabalho, hoje vivemos a culminância dessa trajetória. Agradecemos a todos que possibilitaram esse lindo momento. Esse é apenas o primeiro de muitos encontros nos quais estaremos juntos. Sejam todos muito bem vindos”, declarou Alda.
“Hoje é um dia especial, a culminância de um trabalho planejado e executado com muito carinho. Discutimos as questões da categoria, nos atualizamos, confraternizamos e nos divertimos. Vários talentos foram revelados. Revivemos nossos tempos passados, vivemos o presente e planejamos o futuro. Há muito tempo não acontecia o Encontro dos Aposentados. Com grande dedicação e trabalho conseguimos realizá-lo. Cada vez mais a nossa luta e união são imprescindíveis para que as diferenças políticas não prejudiquem nossa categoria”, destacou Glaci.
Na ocasião, o advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS comunicou o começo do pagamento do processo judicial referente a ilegalidade da Lei 10588/95 (2% contribuição previdenciária suplementar). A orientação é a de que os educadores aposentados procurem a assessoria jurídica do Sindicato ou seus Núcleos para mais informações.
“Os aposentados não são máquinas de fazer luta exclusivamente. A cultura é imprescindível, é vida”
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, falou sobre a história do Sindicato e da grata experiência que os encontros regionais, que anteciparam o Estadual, trouxeram. “Eu vi muita poesia, dança e canto. Vi muita alegria e disposição. Essa é a vida real do nosso aposentado, engana-se quem acha que os professores aposentados são máquinas de fazer luta. A cultura tem que fazer parte da nossa vida”, ressaltou.
Na ocasião, Helenir destacou as melhorias que estão sendo realizadas pela Direção Central. “Quando assumimos, no ano passado, encontramos o CPERS à beira de um colapso, eram quase 400 mil de dívida. Em menos de um ano recuperamos a nossa entidade. Não há previsão nenhuma de chamada extra porque cuidamos de cada centavo dessa entidade, os quais são revertidos para o bem-estar de vocês. Estamos fazendo melhorias para recebê-los cada vez melhor. O 8º andar está totalmente reformado”, observou.
Helenir também informou aos educadores que nos próximos dias o CPERS irá notificar todos os Núcleos do Sindicato que fizeram repasses irregulares a Central Conlutas. “Isso nunca foi decidido pela nossa categoria. Cuidar dos recursos de vocês é uma responsabilidade nossa. Não recuaremos nisso. Ou os recursos vão para aquilo que foi deliberado pela nossa base ou serão aplicados em melhorias aos nossos educadores”, destacou.
O ex-presidente do CPERS, Paulo Egon Wiederkehr participou do Encontro com a apresentação da palestra “A história do CPERS e os desafios a enfrentar”. “Eu vim aqui para falar da história do CPERS, mas a história do nosso Sindicato está aqui hoje neste auditório. É cada um e cada uma de vocês”, afirmou.
Após relembrar momentos históricos da trajetória do Sindicato, Egon deixou uma mensagem aos educadores. “O grande desafio que nós temos é a banalização da vida. O grande segredo é perceber o quanto cada um é importante. O verdadeiro educador é o que entende o ser humano e que deve tentar desenvolver todas as potencialidades”, ressaltou.