Treinamento on-line e gratuito capacita educadores para atender com segurança alunos com diabetes


O Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE), da Santa Casa de Belo Horizonte, está oferecendo um treinamento on-line e gratuito destinado aos profissionais que atuam nas escolas com o objetivo de prestar os cuidados necessários aos alunos(as) com diabetes.

O treinamento pretende fazer com que pais e estudantes tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar, já que a Diabetes tipo 1 surge na infância e na adolescência e traz sintomas como vontade urinar e perda de peso, além da origem autoimune.

“Este é um projeto da Santa Casa de Belo Horizonte, em fase de expansão, que visa disponibilizar o treinamento adequado para mais localidades no Brasil”, destacam a farmacêutica Janaína de Paula e a educadora física Daniela Fussieger, do Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Porto Alegre.

A capacitação oferece guia adequado sobre prevenção, funcionamento, cuidados e manejo dos tipos 1 e 2 da doença, além de trazer conhecimento sobre hiperglicemia, hipoglicemia, monitoramento das glicemias e, principalmente, formas de auxiliar as crianças em possíveis situações de emergências.

A diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador do CPERS, Vera Lessês, realizou o curso recentemente. “É uma formação on-line, rápida e que traz todas as informações e orientações necessárias para que os educadores tenham noções básicas sobre como auxiliar os estudantes e o que fazer em casos de hiper ou hipoglicemia”, relata.

Os professores e funcionários das escolas, bem como pais, alunos e demais interessados, podem realizar o treinamento acessando diretamente o site diabetes.dj.emp.br ou pela aba diabetes no site do Instituto da Criança com Diabetes. Em caso de dúvida, podem enviar e-mail para [email protected]

 

Notícias relacionadas