O CPERS reforça a convocação para a Greve Nacional chamada pela Confederação Nacional dos Educadores – CNTE, nos dias 15, 16 e 17 de março, a todos os professores e funcionários de escola. A orientação é a de que, nestes dias, as escolas fechem as portas e educadores, pais, alunos e comunidade escolar participem dos atos que irão denunciar à população o desrespeito do governo Sartori com os educadores e a educação pública gaúcha.
Respeitando a autonomia dos Núcleos, o Sindicato propõe que sejam organizadas atividades durante estes dias como atos regionais e entregas de quadros nas Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, bicicletaços, maratonas, Assembleias Regionais, visitas às escolas e atividades livres (mateada na praça, bandeiraço, etc).
Outra importante orientação do CPERS é a de que sejam ativadas as comissões de mobilização dos Núcleos para destacar a importância da Assembleia Geral do CPERS, dia 18 de março, quando a categoria irá definir os rumos da greve do Magistério gaúcho, e a discussão dos seguintes eixos: posicionamento contrário a Reforma da Previdência e ao projeto de privatização das escolas, através das organizações sociais, defesa dos Pisos dos professores e dos funcionários de escola e defesa do IPE.
“No dia 29 fizemos uma forte mobilização, que culminou com uma Aula Cidadã em frente ao Piratini. No final do ato, o governo anunciou a autorização à Seduc para nomeação de professores. Demos um passo à frente, mas ainda temos muita luta para garantir nossos direitos. Por isso, é fundamental mantermos nossa unidade e mobilização”, destaca a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.
Não à perda de direitos dos trabalhadores em Educação:
-Pelo cumprimento da Lei do Piso;
-Contra a terceirização;
-Contra a entrega das escolas às organizações sociais (OSs);
-Contra o parcelamento dos salários;
-Contra a militarização de escolas públicas;
-Contra a reorganização das escolas.
Atividades propostas para a Greve Nacional da CNTE:
Dia 15: atos regionais e entregas de quadros nas CREs;
Dia 16: Bicicletaço/Maratona, realizações de Assembleias Regionais e visitas às escolas;
Dia 17: atividades livres (exemplo: mateada na praça, bandeiraço…).
Assembleia Geral do CPERS
Dia 18 de março
Às 12h30min
Gigantinho – Porto Alegre