Surto de Covid-19 fecha escola em Pelotas


O IEE Assis Brasil, em Pelotas, teve que suspender as aulas desde a última quarta-feira (11) por razão de um surto de Covid-19 entre os educadores(as). Ao total, 13 professores(as), duas merendeiras e uma monitora estão infectados. Alguns estudantes positivaram, mas a escola ainda está checando as informações.

“Os casos estão aumentando em função da flexibilização do uso da máscara, mas a escola sempre recomendou fortemente o uso da mesma, assim como a higienização e todos os demais cuidados”, explica Margarete Hirdes Antunes, vice-diretora do turno da tarde.

Os professores(as) que não foram afastados seguiram postando as atividades na plataforma Classroom para os estudantes, mesmo que esses dias não sejam contados como dias letivos.

Margarete afirma que a equipe diretiva lamenta muito o fechamento da instituição pela importância das aulas para os estudantes, mas reforça que o cuidado pela vida é mais importante.

“Precisamos ter responsabilidade com a vida dos sujeitos que compõem a comunidade escolar Assis Brasil, se por um lado precisamos das aulas, da convivência, também precisamos das pessoas saudáveis e os setores da escola funcionando adequadamente”, conclui.

Casos de Covid-19 no RS

Conforme dados do Painel Covid RS, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta sexta-feira (13), o Rio Grande do Sul registrou o total de 2.372.232 casos confirmados. Hoje, foram registrados 81 novos casos.

De acordo com a SES, com a alta de infecções em cidades gaúchas, a média móvel de contaminações cresceu 15% na última semana.

As cidades com maior incidência de novos casos registrados hoje são Porto Alegre (663), Caxias do Sul (434), Pelotas (392) e Canoas (202).

Ainda de acordo com a SES, 93,1% da população vacinável do RS – de cinco anos ou mais – recebeu pelo menos uma dose ou dose única; 84,8% está com o esquema primário completo (com a segunda dose ou dose única); e 53,2% recebeu três doses do imunizante.

Dicas para prevenir a Covid-19

Além do uso de máscaras, outros cuidados gerais que ajudam a proteger do vírus responsável pela Covid-19 são:

  1. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  2. Evitar frequentar locais públicos, fechados e com muita gente;
  3. Cobrir a boca e nariz sempre que precisar tossir ou espirrar;
  4. Evitar tocar os olhos, nariz e boca;
  5. Evitar compartilhar objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias;
  6. Manter os ambientes fechados bem arejados, abrindo a janela para permitir a circulação de ar.

Notícias relacionadas