Superando desafios: Coral de Aposentadas de Bento Gonçalves realiza ensaio virtual durante a pandemia


Em tempos de pandemia e isolamento social, todos buscam formas de se adaptar às novas tecnologias para manter a proximidade. O Coral de Aposentadas do 12º Núcleo do CPERS, região de Bento Gonçalves, é exemplo nestes tempos de superação.

Cada uma na sua casa, cerca de 12 aposentadas reúnem-se semanalmente para não perder o ritmo dos ensaios e estarem preparadas para a retomada das apresentações após a quarentena. 

A diretora do Departamento de Aposentados do CPERS, Glaci Weber, diz que os ensaios virtuais são uma oportunidade de aprendizado e de manterem-se conectadas. 

“É maravilhoso ver as integrantes do Coral se esforçando para, cada uma em sua casa, continuar seus ensaios. Nesse momento em que cada um está se cuidando para que o mais breve possível possamos nos livrar desse inimigo invisível, as aposentadas fazem um aprendizado. Em breve estaremos levando o resultado desses ensaios aos Encontros Virtuais das Aposentadas”.

A maestrina Camila Farina, que acompanha o grupo há anos, acredita que as aulas online são uma oportunidade para que as participantes do coral não desanimem em momentos tão difíceis como o atual. 

“Diante de uma pandemia inesperada, o grupo encontrou um novo meio de poder realizar seus ensaios e manter viva a paixão pelo canto Coral. Através das aulas online, temos a oportunidade de encontrar nossos colegas, de continuar tendo aulas de aperfeiçoamento de voz e aprendendo novas canções, reinventando o modo de cantar em grupo”.

Camila ainda complementa ressaltando o quanto a experiência tem sido enriquecedora para ela. “Tem sido uma experiência bastante interessante, pois cada coralista está desenvolvendo aptidão vocal e auditiva, por se verem “cantando sozinhos”, cada um de sua casa, mas ao mesmo tempo, partilhando a música com seus colegas”.

A diretora do 12º Núcleo, Juçara de Fátima Borges, ressalta que durante os ensaios virtuais elas aproveitam para matar a saudade e mostrar que a tecnologia não é obstaculo mesmo isoladas durante a pandemia do COVID-19. 

“É  importante este momento para as participantes  do coral, estes ensaios online  são também  uma maneira de se encontrarem. Neste momento  de  confinamento,  onde estes encontros trazem um alívio, onde vemos nossos colegas, e matamos um pouco a saudade”.

Acompanhe no vídeo um pouco do ensaio realizado nesta segunda-feira (29). Em breve elas pretendem lançar uma faixa com o resultado dos encontros virtuais. 

Notícias relacionadas