De mala e cuia, rodando pelo estado durante todo esse mês de março e também parte do mês de abril, a Caravana do CPERS encostou nesta quarta-feira (12) nas cidades de Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Mato Leitão, Nova Prata, Veranópolis e Venâncio Aires, municípios pertencentes ao 18° (Santa Cruz do Sul) e 12° (Bento Gonçalves) núcleos do Sindicato.
Visitando uma série de escolas dessas localidades, a Direção Central do CPERS e também de seus núcleos pôde mais uma vez constatar o que o governador Leite (PSDB) teima em esconder: que a educação gaúcha precisa de investimentos, tanto em estrutura quanto na remuneração de suas(eus) trabalhadoras(es).
Na serra, PPPs e sindicalização são tema dos encontros
Na parte da manhã, a presidente do CPERS, Rosane Zan, o diretor Leonardo Preto e a vice-diretora do 12° Núcleo (Bento Gonçalves), Terezinha Lunelli Tureck, estiveram na EEEM Imaculada Conceição. A escola está na lista das 99 instituições de ensino que podem ser concedidas à iniciativa privada no projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo do Estado.
No local, conversando com a categoria, a direção alertou a comunidade escolar sobre os interesses escusos nas concessões planejadas por Leite (PSDB), ressaltando a importância da luta por uma educação pública e democrática. Em frente à escola, a presidente do CPERS afirmou que “a escola pública é um investimento e um investimento que toda a sociedade tem que entender que ele é revertido”. Confira o recado completo abaixo:
Ainda no turno da manhã, Rosane concedeu entrevista para a Rádio Massa FM, levando as importantes pautas da educação para conhecimento do público geral.
Já na parte da tarde, foi a vez do CE Dona Isabel receber a presidente Rosane, o diretor Leonardo Preto e o representante 1/1000 do 12º Núcleo, Lúcio Sausen. A sobrecarga de trabalho, tema de diversos debates durante a Caravana, foi assunto importante na roda de conversa. Na ocasião, Preto ressaltou a importância da sindicalização e os benefícios que as(os) sócias(os) da entidade possuem.
A sede do 12° Núcleo também foi palco de encontro entre a direção do Sindicato e a categoria. Um debate com as(os) aposentadas(os) tratou das pautas pertinentes para essa parcela de educadoras(es), como os duros descontos e os confiscos previdenciários. Cerca de 20 pessoas ocuparam o salão do Núcleo e protagonizaram um bom debate sobre essas questões que afligem essa parcela tão significativa das(os) educadoras(es).
Ainda em Bento, Rosane Zan e Leonardo Preto também visitaram mais uma escola inclusa no projeto das PPPs, o CE Landell de Moura. Com trabalhadoras(es) recebendo salários indignos, com quadro reduzido de profissionais e sobrecarga de trabalho, agora as(os) educadoras(es) do Colégio têm ainda mais esta preocupação, combater a mercantilização da educação.
Além das escolas em Bento Gonçalves, o roteiro da Caravana do CPERS na Serra também esteve, através do diretor Leandro Wesz Parise e do diretor do Núcleo, Leonildo de Moura, no CE São Luis, em Veranópolis, e no IE Tiradentes, em Nova Prata.
Em Santa Cruz do Sul e região, educadoras(es) se municiam em debate para enfrentamento com o governo
Neste segundo dia de Caravana, o 1° vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, cumpriu extensa agenda na cidade de Santa Cruz do Sul (18° Núcleo). Na parte da manhã, a EEEM Nossa Senhora do Rosário e a EEEF José Wilke receberam a visita do Sindicato. Acompanhado da diretora do Núcleo, Cira Kaufmann, Alex distribuiu os materiais informativos para as(os) educadoras(es) e debateu sobre valorização salarial, sobrecarga de trabalho, PPPs e o entrave que se apresenta sobre a situação de parcela das(os) funcionárias(os) de escola, que ficaram fora do reenquadramento realizado em 2024.
Alex ressalta que teve a oportunidade de discutir sobre o que pensa o Sindicato a respeito do que está acontecendo na educação pública do Rio Grande do Sul, passando a limpo os últimos desmandos do governador Eduardo Leite (PSDB) e as pretensões do mandatário para com a rede estadual.
Além das visitas a escolas, o 1° vice-presidente também concedeu entrevista para duas rádios da região, a Rádio Santa Cruz e a Rádio Gazeta, onde pode também ressaltar a importância da sindicalização das(os) educadoras(es) para o fortalecimento da luta e para o reforço da resistência da categoria.
Pela tarde, a EEEB Estado de Goiás recebeu a visita de Saratt, que frisou a boa recepção da categoria e considerou que, “com os materiais de suporte, a categoria se apropriou mais e melhor do conteúdo que estamos discutindo”, pontuando a munição, agora nas mãos da categoria, que deve partir para a luta já no mês de abril, com a Assembleia Geral ainda com data indefinida.
Paralelamente ao roteiro realizado por Alex Saratt, os diretores do Sindicato, Guilherme Bourscheid e Sandra Régio deram conta de outras escolas da região do 18° Núcleo.
Na EEEF Nossa Senhora de Fátima, Bourscheid reforçou a importância da sindicalização para fortalecer a mobilização e a representatividade do CPERS. Respondendo às dúvidas de muitas(os) educadoras(es), Guilherme também esclareceu dúvidas sobre a confusão e o descaso do governador Eduardo Leite (PSDB) referente ao Adicional de Penosidade, novela com muitos episódios neste mês de fevereiro e que segue tendo desdobramentos.
Acompanhado da vice-diretora do 18° Núcleo, Maria das Graças, Guilherme também visitou a EEEF Felippe Jacobs, onde, mais uma vez, muitas(os) funcionárias(os) de escola possuíam dúvidas sobre o Adicional.
Ainda na região, a diretora Sandra Régio visitou um total de cinco escolas. Em Venâncio Aires, a EEEF Nossa Senhora Perpétuo Socorro, a EEEM Monte das Tobocas, a EEEF Zilda de Brito Pereira e a EEEM Frida Reckziegel receberam a diretora. Já em Mato Leitão, foi o CE Poncho Verde que recebeu o comboio do CPERS.
A Caravana do CPERS continua nesta quinta (13), com mais dois núcleos no seu mapa. Guaíba (34°) e São Leopoldo (14°) serão os destinos desta que é a carreata por uma educação pública de qualidade, buscando levar aos quatro cantos do Rio Grande do Sul o debate sobre o futuro da educação gaúcha.
>>>> Confira mais fotos deste segundo dia de Caravana: