Em mais um ataque ferrenho aos direitos dos servidores, o governador Sartori anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), o congelamento dos salários dos servidores em 2018. Após reunião da qual participaram os chefes dos poderes, o governador anunciou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa terá, mais uma vez, previsão de congelamento de custeio e salários para os servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública – com correção de apenas 3% referente ao crescimento vegetativo da folha, isto é, promoções e progressões de carreira. A LDO precisa ser enviada à Assembleia pelo governador até o dia 15 de maio e ser aprovada até 15 de julho. O texto aprovado no legislativo precisa ser sancionado ou vetado pelo governador em até 15 dias úteis.
Este é o terceiro ano consecutivo que o governo encaminha a LDO sem previsão de reajuste salarial, o que significa que, até o momento, seu governo não concedeu reajustes, sequer a reposição da inflação, para os servidores públicos.
“Novamente, o governo penaliza o funcionalismo público pela crise financeira do Estado. Nós não vamos pagar esta conta. O que falta para o governo do Rio Grande do Sul é gestão e competência”, afirma a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.
Fonte: Sul 21