Nesta quarta-feira (25) ocorreu o Encontro Regional dos Aposentados no 16º Núcleo – São Borja. Além dos educadores que integram o núcleo que sediou as atividades, também participaram aposentados (as) dos núcleos de Alegrete e Uruguaiana.
A abertura do encontro foi realizada pelas diretoras dos Núcleos de São Borja, Uruguaiana e Alegrete, Maria de Fátima Contreira, Zila Teresinha Fidell e Maria Izete Paré Rhodes respectivamente e representando a Direção Central a coordenadora do Departamento de Aposentados, Glaci Weber. Na ocasião, elas destacaram a importância dos aposentados na luta em defesa dos direitos da categoria.
Pela manhã, foram realizadas diversas atividades, entre elas a análise da conjuntura atual, realizada pela coordenadora do departamento de Educação do CPERS, Rosane Zan, além de informações e esclarecimentos sobre o IPE, apresentados pelo sindicalista Érico Corrêa e pela coordenadora do Departamento de Saúde do Trabalhador do CPERS e conselheira do Instituto, Vera Maria Lessês.
À tarde, o público pode acompanhar a palestra sobre saúde física e emocional, apresentada pela doutora Ariane Trindade.
Para emocionar e alegrar os participantes a educadora Cora Cecília Gomes fez apresentação artística de canto lírico.
Um dos pontos altos do Encontro foi a apresentação dos grupos inscritos no Desafio da Dança, organizado pelo Departamento dos Aposentados do CPERS. Durante a atividade três grupos de dança apresentaram-se. O grupo do núcleo de Uruguaiana foi o selecionado para apresentação no Encontro Estadual.
“Estes encontros são importantes porque possibilitam a integração dos aposentados e aposentadas, através de palestras e de revisitação às memórias. Já o concurso de dança permite a harmonia consigo mesmo e com o outro”, avalia Rosane Zan.
De acordo com a diretora Vera Maria Lessês o encontro foi reflexivo em muitos aspectos. “A politização, a análise de conjuntura, os esclarecimentos sobre o IPE Saúde e a fala da doutora Ariane, que enfatizou a importância da saúde física e emocional fez com que os participantes refletissem. Considero um evento muito proveitoso”, afirmou.
“Foi um encontro de muita troca e aprendizado, como tem sido em todos os que estamos realizando. O interesse e o entusiasmo dos nossos colegas aposentados nos motivam cada vez mais”, destaca a diretora Glaci Weber.
O próximo Encontro Regional dos Aposentados será no dia 1º de agosto, no 10º Núcleo – Santa Rosa e também contará com os aposentados (as) dos Núcleos de Frederico Westphalen, Três de Maio e Três Passos.
Grupo de Dança vencedor do Núcleo de Uruguaiana