Santa Rosa recebe a 5ª Mostra Pedagógica do CPERS com projetos que estimulam a leitura e a ecologia


Ao longo desta quarta-feira (25), a 5ª Mostra Pedagógica do CPERS reuniu dezenas de profissionais da educação e estudantes para dialogar sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e compartilhar 23 projetos elaborados pelas comunidades escolares de Santa Rosa (10º Núcleo). A feira, que valoriza a resiliência da escola pública, aconteceu no Salão do Instituto Estadual de Educação (IEE) Visconde de Cairu. 

Durante a manhã, possibilidades e implicações do NEM foram tema de uma roda de conversa que contou com a participação da tesoureira e representante da Comissão de Educação do Sindicato, Rosane Zan, da doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ângela Chagas e do Mestre em Educação e Professor no Instituto Federal Farroupilha do Campus Santa Rosa, Marcelo Eder Lamb.

O bate-papo foi transmitido ao vivo no YouTube e você pode conferir logo abaixo: 

Aprovado de maneira autoritária, o Novo Ensino Médio trouxe inúmeros desafios para educadores(as) e alunos(as), especialmente no ensino público. De acordo com o estudo de Ângela Chagas, diferente das escolas públicas, as instituições privadas priorizam a formação e a preparação dos estudantes para os concursos, mesmo sob a lógica do NEM. 

“O que eu tenho apontado na pesquisa é o aprofundamento das desigualdades. Que condições o aluno da rede estadual vai ter em fazer esses processos seletivos, Enem e Vestibulares, da mesma forma que os alunos de escolas privadas?”, refletiu a pesquisadora. 

“Se despreza a formação dos conteúdos científico-culturais e se hiper valoriza as competências de ordem prática. Porque o que é prático é produtivo e o que é produtivo é útil”, ironiza Marcelo Lamb. O especialista destacou, ainda, a necessidade de os professores(as) inventarem o que será trabalhado em sala de aula, já que não há uma ementa consistente sobre os assuntos a serem conduzidos.

Nesta terça-feira (24), o presidente Lula (PT) enviou ao Congresso um Projeto de Lei que reestrutura a Política Nacional do Ensino Médio, propondo a revogação dos itinerários formativos e a retomada das 2.400 horas da Formação Geral Básica. “O resultado que nós tivemos ontem mostra a força que temos quando nós nos colocamos diante das trincheiras da luta”, celebrou a tesoureira do CPERS, Rosane Zan. 

A diretora-geral do 10º Núcleo, Eloisa Maria Womer, saudou todos os presentes na abertura da etapa regional : “Este é um momento ímpar para darmos visibilidade e trazer para fora da sala de aula aquilo que de bom se faz nas escolas, que apesar das dificuldades e das lutas que temos que fazer cotidianamente, existe muita qualidade”.

Democratização da leitura e fortalecimento da sustentabilidade

O projeto “Embalagem ecológica”, da EEEB Leopoldo Ost, evidenciou a possibilidade de desenvolver iniciativas sustentáveis e romper com a produção de materiais que agridem o meio ambiente, caso haja interesse por parte das indústrias. 

“O plástico normal é um polímero sintético que demora, em média, 400 anos para se decompor. Esse aqui é um plástico ecológico que se decompõe em 90 dias”, explicou a estudante do Ensino Médio, Fernanda Spohr. A inovação foi elaborada com polvilho, glicerina caseira, vinagre e água. 

Educandas do IEE Visconde de Cairu organizaram a iniciativa “Leitura Circular”, com o intuito de reutilizar livros. A aluna Tayla Cardoso relata uma das vantagens de dar novos destinos às histórias já lidas por alguém. “Esse projeto também beneficia alunos de baixa renda, que não têm tanto poder aquisitivo para garantir livros”, esclareceu.

Uma proposta de embarcação movida a energia elétrica, o “Aerobarco”, foi criada por estudantes do Ensino Médio da EEEB Leopoldo Ost, cientes da poluição causada por motores de barco. “É muito útil no salvamento de pessoas, pode chegar a 200 km/h e não tem perigo de enroscar em pedras e galhos”, salientou Tanaíse Giehl, uma das idealizadoras do trabalho. 

Contações de histórias é uma atividade muito interessante tanto para crianças como para adultos, segundo a aluna Luiza Sichinel, do IEE Visconde de Cairu. “Tivemos o privilégio de este ano estar contando histórias em nossa feira do livro. Foi algo muito importante, pudemos aprender com as crianças e também com os professores”, completou.

A etapa estadual da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS vai ocorrer em dezembro, na cidade de Porto Alegre. Em Santa Rosa, Gerson Rodrigues, Noemi de Araújo, Mariza Terezinha Filheiro, Neusete Machado Rigo, Ana Maria de Oliveira e Rosane Almeida definiram quais projetos serão apresentados na capital.

>>> Confira os trabalhos selecionados:

Séries Finais Ensino Fundamental 

Projeto: As Aventuras de Descartes: explorando as funções matemáticas através do ROBLOX
EEEF Coronel Braulio Oliveira
Categoria: Séries Finais Ensino Fundamental

Ensino Profissional

Projeto: Numeracia
Escola: IEE Visconde de Cairu
Categoria: Ensino Profissional

Ensino Médio

Projeto: Estufa Impact: uma proposta sustentável a partir de materiais biodegradáveis
Escola: IEE Cristo Redentor
Categoria: Ensino Médio

Etapas Regional e Estadual

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro e os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2) Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
3) As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4) Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5) Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

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