Nesta segunda-feira, dia 10, o CPERS realizou o Encontro Regional dos Aposentados no 18º Núcleo – Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no Clube Avenida, das 8 às 14h, com a participação dos educadores aposentados dos Núcleos Estrela e Santa Cruz do Sul.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer fez análise da conjuntura atual, destacando a luta da categoria contra as tentativas de retiradas de direitos dos governos Sartori e Temer. Helenir ainda falou da importância dos aposentados estarem sempre presentes nos atos e mobilizações do Sindicato.
Logo após a Dra. Rejane Souza Melo abordou o tema “Sexualidade na 3ª Idade”, destacando o quanto é importante os aposentados buscarem atividades físicas e outras atividades que possibilitem a qualidade de vida.
A assessoria jurídica do CPERS, através do advogado Marcelo Fagundes explicou os Projetos de Lei que agridem os educadores e a educação pública, além de informar sobre ações judiciais da categoria.
Teatro, literatura e dança
O Concurso de Teatro do CPERS, coordenado pela diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber e pela diretora do Departamento de Cultura, Alda Bastos Souza tem conquistado os aposentados nos Núcleos do Sindicato. Na ocasião a professora Sandra Santos apresentou o peça dos aposentados do Núcleo de Santa Cruz, o qual foi selecionado para participar do Encontro Estadual dos Aposentados que será realizado em março.
O livro do CPERS, Maturidade em Belos Versos, foi lançado pela diretora Glaci, que falou das etapas que a obra passou até ser publicada. A literatura contempla mais de 60 poesias de autoria dos sócios aposentados do Sindicato, do concurso promovido em 2015. Os educadores declamaram com alegria e empolgação algumas das poesias que compõe o livro.
Em clima de alegria, os participantes deslocaram-se para o Parque da Oktoberfest (Santa Cruz do Sul), para a participação do Baile da 3ª Idade.