Reunião online destaca a importância do trabalho dos funcionários do CPERS


Na manhã desta terça-feira (8), o Departamento Administrativo do CPERS realizou reunião online com os funcionários do Sindicato. O encontro reuniu quase 100 participantes.

A coordenadora do departamento, Sandra Terezinha Régio destacou que a luta nunca parou e valorizou o papel dos funcionários neste período de intensas dificuldades.

“Estamos enfrentando um inimigo invisível, e o momento pede que nos cuidemos. Mas mesmo nesse momento a direção central continua lutando, nossa luta não parou. E são vocês, nossos funcionários a nossa base, quem carregam o sindicato”, afirmou.

O 2º vice-presidente do CPERS, Edson Garcia, também saudou os presentes.

“Vamos manter esse chama acesa com esses encontros, já que não podemos fazer a nossa aglomeração. Que possamos aproveitar esse tempo com a família e continuar se cuidado. Agradeço a todos aqui presentes, porque sem vocês a nossa luta não vai para frente. Nós continuamos na luta, a luta nunca parou”, observou.

A secretária-geral do Sindicato, Candida Beatriz Rossetto, lembrou que os governos federal e estadual aprofundaram os ataques durante a pandemia, se aproveitando da dificuldade de mobilização presencial.

“Quantos ataques estamos sofrendo e ainda vamos sofrer por conta da conjuntura que se acena. Mas essa grande equipe de funcionários que temos vão dar conta desse momento histórico que enfrentamos”, concluiu.

Saúde mental em tempos de pandemia

O psicólogo Leandro Inácio Walter abordou o assunto “Saúde mental em tempos de pandemia”, trazendo para os trabalhadores dicas de como lidar com esse momento tão novo para todos.

Walter chamou atenção para as pessoas que não estão levando a pandemia tão a sério como deveria.

“No último feriado, quantas pessoas saíram, viajaram e será que se cuidaram realmente? Enquanto não tivermos a vacina, temos que usar equipamentos os quais protegem o coletivo, como o uso de máscaras, lavar as mãos e uso do álcool em gel”, destacou.

O psicólogo destaca que o novo momento que estamos enfrentando pode desencadear diversos medos e sentimentos que colocam em risco nossa integridade psíquica.

“Tudo isso pode nos levar a diversos medos: o de perder quem amamos, perder emprego, ficar doente, perder a vida social, ser separado dos entes queridos, não ter um suporte financeiro, o de passar Covid…”

“Podemos ter irritabilidade, angustia, solidão, sentimento de desamparo, distúrbios de apetite, distúrbio de sono, conflitos interpessoais, medo de morrer. Temos que estar atentos à duração desses sentimentos”, destacou.

“Não precisamos ficar distantes das pessoas com as quais temos convivência diária. Podemos utilizar as tecnologias para manter esses laços de afeto nesse momento de pandemia”, frisou.

O psicólogo ressaltou que esse período de volta ao trabalho é marcado pela preocupação com a biossegurança.

“Falavam que haveria uma imunidade com as pessoas que se infectaram, e isso não se confirmou, pois, as pessoas estão se reinfectando novamente. Somente com a vacina teremos essa segurança”, concluiu.

O psicólogo deixou o Guia SESI de Saúde Mental em tempos de COVID-19 para acesso de todos. Veja aqui.

Música online alegra os funcionários

Os participantes tiveram uma surpresa durante a reunião, o motorista da sede, Douglas Rodrigues, e a esposa Barbara Salvador, alegraram e emocionaram a todos interpretando duas músicas: Trem Bala, de Ana Vilela e O que é, O que é?, de Gonzaguinha.

A diretora Sandra destacou que os funcionários continuarão em isolamento, trabalhando de home office.

“Continuem trabalhando nas suas casas, sempre que necessitamos estaremos chamando. Estamos assegurando todos os direitos dos nossos funcionários. Quero agradecer a todos pelo excelente trabalho e a comunicação do CPERS que vem se aperfeiçoando cada vez mais nas nossas redes. A comunicação é a nossa ponte para a comunicação com os nossos sócios. ”

Sandra também ressaltou a importância de alguma atividade física nesse momento de pandemia. “Dá para dançar, caminhar, correr, fazer ginastica. O importante é a qualidade de vida que a atividade física nos traz”, concluiu.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer fez o fechamento do encontro virtual ressaltando a importância dos funcionários para o sindicato.

“Não temos ainda data de retorno. Apesar do governo falar que as aulas voltam dia 13 de outubro, não temos nada certo ainda. Vocês devem continuar em home office, e sabemos que mesmo de casa estão trabalhando muito. Esperamos que tudo isso passe logo, e que venha a vacina, que só assim estaremos realmente protegidos. Vocês são muito importantes, vocês que fazem que o CPERS continue.  Logo, logo estaremos juntos novamente”, concluiu.

Também participaram do encontro o tesoureiro do Cpers, Mauro Calliari e as diretoras Alda Bastos Souza, Rosane Zan, Sônia Solange Vianna, Vera Maria Lessês.

 

 

 

Notícias relacionadas