O CPERS vem a público manifestar seu repúdio ao terrível incidente ocorrido no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, Paraná, nesta segunda-feira (19). Um ex-aluno adentrou à instituição e efetuou disparos com uma arma de fogo, resultando no trágico falecimento de uma estudante, além de deixar outro aluno gravemente ferido na cabeça.
Consideramos absolutamente inadmissível que tragédias desse tipo continuem acontecendo em nosso país. É urgente e imprescindível que sejam tomadas medidas imediatas para garantir a segurança de professores(as), funcionários(as) de escola e estudantes, assim como de toda a comunidade escolar, que não podem mais permanecer à mercê da insegurança que assola nossas escolas.
Expressamos nosso mais profundo pesar pelas vidas ceifadas por esse ato de extrema barbárie. A violência que assola o ambiente escolar é resultado direto da flexibilização das políticas de acesso a armas e do aumento do discurso de ódio, que infelizmente tem sido propagado nos últimos quatro anos pelo governo Bolsonaro (PL), e que deve ser prontamente interrompido.
Ressaltamos também que o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, implementou a Operação Escola Segura, que abriu um canal na internet para o recebimento de informações sobre ameaças e ataques às instituições de ensino. É crucial que a população denuncie qualquer sinal de perigo, sendo garantido o anonimato e o sigilo das informações enviadas. Clique aqui para saber mais.
Diante do atual cenário, o CPERS reforça que é necessário realizar uma revisão pedagógica urgente para reverter o quadro atual de insegurança e garantir um ambiente escolar saudável e protegido.
Exigimos ação imediata das autoridades competentes para que sejam implementadas políticas efetivas de prevenção e combate à violência nas escolas. Não podemos mais tolerar a perda de vidas inocentes em um espaço que deveria ser de aprendizado, convivência pacífica e formação de cidadãos.
Manifestamos nossa solidariedade às famílias das vítimas e reiteramos nosso compromisso em lutar incansavelmente por uma educação segura e de qualidade.
Queremos, sim, uma política contundente que tire de circulação armas de fogo em nosso país, que só trazem mais mortes e violência e, somente assim, nossas escolas poderem voltar a ser territórios de paz! Basta de violência nas escolas!