Representantes do CPERS tomam posse no Conselho Estadual de Educação


A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e a sócia do 22º Núcleo (Gravataí) eleita no Conselho Geral para representar o Conselho Estadual de Educação (CEEd), Rose Mary de Freitas da Silva, tomaram posse no CEEd, na manhã desta quarta-feira (5). A cerimônia foi realizada em Sessão Plenária Solene, transmitida pelo Canal do CEEd/RS no YouTube.

“Venho para contribuir, para ouvir e para aprender. Tenho certeza que dentro da composição do Conselho teremos pensamentos divergentes, mas que a gente tenha capacidade de buscar consensos que reflitam uma educação de qualidade e uma escola pública fortalecida”, discursou Helenir. 

Junto às representantes do CPERS, conselheiras(os) do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres (ACPM/RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) também foram empossadas(os). 

O CEEd é composto de forma paritária, com 12 pessoas nomeadas pelo governo estadual e outras 12 indicadas pelas entidades educacionais. Em Projeto de Lei aprovado no final de 2023, a secretária de educação, Raquel Teixeira, passou a compor o Conselho, comprometendo a autonomia da instituição, já que o CEEd é justamente o fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino. 

A presença do CPERS em espaços de tomada de decisão e dos demais órgãos que representam professoras(es), funcionárias(os) de escola, alunas(os) e responsáveis, é indispensável para garantir que os rumos da educação no Rio Grande do Sul sejam construídos de forma democrática. Diante da emergência climática, as adversidades são ainda maiores e, portanto, o compromisso do CEEd deve estar à altura dos novos desafios. 

 

Notícias relacionadas