A quadra de esportes da EEEM Ruy Barbosa, conhecida como “Ruyzão”, em Ijuí (31º Núcleo), foi palco da etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS, nesta terça-feira (24). O encontro de estudantes, educadores(as) e sindicalistas demonstrou a potência da educação pública, que tem desenvolvido projetos pautados por discussões fundamentais, como o uso das redes sociais, pressão estética e holocausto.
Criada em 2015, a Mostra Pedagógica do Sindicato surgiu do desejo de valorizar as boas práticas realizadas nas escolas, mesmo diante da falta de recursos. “Em muitas vezes, durante nossas visitas às escolas, a gente passa para mobilizar a categoria para a luta e descobre projetos maravilhosos dentro das instituições”, relembrou a tesoureira do CPERS, Rosane Zan.
Fundada no esforço de profissionais da educação e de alunos(as), a feira já está em sua 5ª edição, apesar dos desafios que as escolas enfrentam para viabilizar o evento. Segundo a diretora do CPERS, Vera Lessês, que tem percorrido todo o Rio Grande do Sul acompanhando a Mostra, os trabalhos expostos são fantásticos. “Mesmo sendo desvalorizados pelo estado, nos últimos períodos, os educadores conseguem fazer um trabalho muito dinâmico e de alta qualidade”, destacou.
Ampliando debates
Entre os projetos apresentados no 31º Núcleo (Ijuí), “A influência da Barbie na produção do estereótipo feminino”, da EEEM Ruy Barbosa, buscou refletir sobre o papel da tradicional boneca na autoestima de mulheres.
“A Barbie foi criada em 1959, para mostrar às meninas uma imagem de empoderamento. Mas, além disso, a boneca também deu a entender que as mulheres deveriam ser submissas aos homens”, explicou a estudante Helena Fagundes. No passado, uma das primeiras invenções da marca foi a personagem Midge, uma boneca grávida. Para atenuar o incômodo causado nos pais das crianças consumidoras, a empresa lançou o boneco Allan, seu marido.
Outra discussão fundamental trazida pelos trabalhos expostos na “Ruyzão”, foi a importância de relembrar os horrores da ideologia nazista no século XX. “Fizemos maquetes para retratar sobre o nazismo, a 2ª Guerra Mundial e o Holocausto, que foi o genocídio de quase 6 milhões de pessoas nas câmaras de gás e nos campos de concentração”, comentou Arthur Rebello, aluno das Séries Finais do Ensino Fundamental da EEEM São Geraldo e um dos autores do projeto “A repercussão do nazismo no ambiente escolar: compreendendo o passado para prevenir o futuro”.
Orientadora desta e de outra iniciativa, a professora Tatiana Fabrin, da EEEM São Geraldo, esclarece que o objetivo do trabalho “Eu e o mundo: o que tem a ver?” é de que os estudantes possam conhecer a realidade local, regional e federal e, assim, analisá-las diante do resto do mundo. “É um comparativo entre o Brasil e outros países, trazendo a realidade crítica e a questão socioeconômica, de forma que os alunos se coloquem num lugar de agentes do seu próprio conhecimento”, elucida.
Antenadas nos obstáculos impostos à comunidade escolar, alunas da EEEM Ruy Barbosa desenvolveram uma pesquisa sobre “Smartphones em sala de aula: o que pensam os estudantes”, com o intuito de entender o lado dos educandos e fomentar o diálogo sobre o tema na escola.
“A gente descobriu que 100% dos alunos usam o celular em sala de aula, que 70% deles sabem que usam de forma excessiva e que 60% está ciente de que isso prejudica o desempenho nos estudos”, revela Yasmin Pastorello.
Celebrando a educação pública
A 5ª Mostra Pedagógica do CPERS, realizada em Ijuí, aconteceu das 9h às 16h e contou com a presença dos diretores do núcleo, Teresinha Mello e Ademir Severo, da vice-diretora Daniela Marckevitz, da secretária, Noemi da Silva, e da tesoureira, Antonia Gobbo.
A exposição, que celebrou a educação pública através de 14 projetos, foi brindada ainda com as apresentações musicais da estudante Alicia Basso e do diretor da EEEM Ruy Barbosa, Paulo Barcellos.
Composto inteiramente por aposentadas, o júri teve a participação de Maria Romi Bazzan, Teresinha Tondello, Solange Manzoni, Vera Machado, Rosa Jaeschke e Ilma Rodrigues, que definiram os trabalhos selecionados para a etapa estadual da Mostra.
>>> Confira a seleção:
– Séries Iniciais Ensino Fundamental
Projeto: Dramatizando a leitura: transformando palavras em ação
Escola: Colégio Estadual José Lange
Categoria: Séries Iniciais Ensino Fundamental
– Séries Finais Ensino Fundamental
Projeto: A repercussão do nazismo no ambiente escolar: compreendendo o passado para prevenir o futuro
Escola: EEEM São Geraldo
Categoria: Séries Finais Ensino Fundamental
– Ensino Profissional
Projeto: A falsa vida das redes sociais: pesquisa realizada entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública
Escola: ETE 25 de Julho
Categoria: Ensino Profissional
– Ensino Médio
Projeto: A moda como expressão dos valores de uma sociedade
Escola: EEEM Ruy Barbosa
Categoria: Ensino Médio
Etapas Regional e Estadual
Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro e os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.
▶️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2) Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail mostracpers5@gmail.com;
3) As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4) Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5) Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail secgeral@cpers.org.br ou pelo fone (51) 3254.6000.