Projetos de Pelotas comprovam a força da escola pública na etapa regional da Mostra Pedagógica do CPERS


Destacar a qualidade das ações produzidas no chão da escola pública. É com esse objetivo que representantes da Direção Central do CPERS desembarcaram em Pelotas (24° Núcleo), nesta quinta-feira (28), para a realização da etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica do Sindicato.

Professores(as), funcionários(as) da educação e estudantes apresentaram com orgulho os trabalhos desenvolvidos em escolas estaduais da região.

“Esta é a primeira vez que participo da Mostra e está sendo uma oportunidade fantástica de apresentar o trabalho desenvolvido lá no chão da escola, que, muita vezes, fica escondido. Tirar o aluno do convencional a partir do projeto e, agora, poder também trazer essa experiência para o grande público, não tem preço”.

Esse foi o relato emocionado da professora Silvia Colvara, do CE Cassiano do Nascimento, que apresentou junto de seus estudantes do Ensino Médio o projeto “O Aluno como Protagonista”, que tem o objetivo de evidenciar as mais diversas habilidades que os educandos(as) possuem, desde a dança, passando pela música, até a costura.

Mirielly Kristine, uma das alunas que integra o trabalho criado por Silvia, revelou que está ansiosa para participar da etapa estadual da Mostra, que será realizada em dezembro, em Porto Alegre. “Conhecer outros projetos, que assim como o nosso tem um protagonismo juvenil, é muito emocionante”. 

O vice-diretor da EEEM Dr. Edmar Fetter, José Eduardo Marias, destacou que a participação na Mostra servirá de inspiração para o seu dia a dia em sala de aula.

“Desenvolver esse projeto produziu resultados muitos positivos lá na escola. Agora, temos a oportunidade de apresentar essa experiência para a sociedade e o Sindicato. Só de sair do ambiente escolar e conhecer outros projetos, já me deixou inspirado para levar coisas novas para a escola”, expôs. 

Para João Vitor Fernandes, que participou da criação da revista digital “JUST US”, projeto coordenado pela professora Marta Damico e apresentado pela escola Edmar Fetter na Mostra, a experiência com o trabalho foi reveladora. “É muito bom estar aqui para poder falar um pouco mais sobre a nossa revista e sobre o que nós, jovens, pensamos e falamos. Essa experiência serviu para gente poder expressar os nossos sentimentos”.

Escola livre, educação presente

Neste ano, o tema da Mostra reflete sobre a importância de proporcionar um ambiente educacional que valorize a liberdade de pensamento, a criatividade e a diversidade de ideias. 

Rosane Zan, tesoureira do CPERS e integrante da Comissão de Educação do Sindicato, ressaltou que a Mostra Pedagógica é uma oportunidade para compartilhar iniciativas e experiências bem-sucedidas, que resistem mesmo com os ataques do governo Eduardo Leite (PSDB).

“A Mostra nos permite revelar tudo o que tem de mais belo e significativo no chão da escola. Para muitos, pode parecer que só mostramos os problemas, mas é preciso fazer um paralelo, observando como os projetos que esses educadores desenvolvem, mesmo com tão pouco e com uma base curricular tão diminuída, são especiais”.

“Eu tenho certeza que essas escolas, que estão aqui hoje, possuem diversos outros projetos. Por isso, nós queremos que, cada vez mais, as escolas participem desse momento, que conheçam as ações do Sindicato e saibam que a nossa luta por valorização, não é só do educador, mas da escola pública como um tudo, perpassando as ações produzidas por todos vocês”, conclamou a diretora do CPERS, Carla Cassais. 

Ao fim das apresentações dos projetos, foi definido que todos os participantes seguirão para a etapa estadual da Mostra. Confira abaixo: 

>> Projeto: Todos por uma
CE Cassiano do Nascimento
Categoria: Ensino Médio 

>> Projeto: O Aluno Como Protagonista
CE Cassiano do Nascimento
Categoria: Ensino Médio 

>> Projeto: Revista Digital JUST US
EEEM Dr. Edmar Fetter
Categoria: Ensino Médio

A mesa de jurados foi composta pela professora da Faculdade de Educação da UFPEL, Ligia Cardoso, e a professora aposentada, Régia Nogueira. Também participaram da atividade a diretora da Comissão de Educação do CPERS, Vera Lessês, e o diretor-geral do 24° Núcleo, Mauro Rogério da Silva Amaral. 

Etapas Regional e Estadual

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro e os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2) Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
3) As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4) Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5) Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

Notícias relacionadas

Pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em …

12/12/2024

Fotos: Misael Pinheiro Ziech Neste sábado (7), o 37º Núcleo …

11/12/2024

Aumento no capital disponível para milhões de brasileiras(os) e economia …

10/12/2024

ATENÇÃO, SÓCIAS E SÓCIOS: a 2ª etapa das #EleiçõesCPERS2024 serão …

09/12/2024