Nesta quinta-feira (23), Frederico Westphalen (26º Núcleo) sediou mais uma etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS, que reuniu professoras(es), funcionárias(os), estudantes e a comunidades escolares na sede do Núcleo. A mostra evidenciou projetos que exploraram as temáticas da sustentabilidade e da tecnologia, reforçando o papel fundamental da educação pública na formação cidadã.
A atividade contou com a presença do 2º vice-presidente e coordenador da Comissão de Educação do CPERS, Edson Garcia, e da também integrante da Comissão, Sandra Silveira, que prestigiaram o evento e acompanharam as apresentações. Ambos ressaltaram a relevância do encontro como espaço de valorização e fortalecimento da escola pública.

Edson destacou que a fase das Mostras Regionais está em fase de encerramento e, em breve, os projetos selecionados em todo o Estado se apresentarão na Etapa Regional: “É importante ressaltar que estamos quase encerrando o ciclo de Mostras Pedagógicas Regionais, rumo à Mostra Estadual, que acontecerá no dia 28 de novembro, em Porto Alegre. Nesse evento, todos os trabalhos destacados serão apresentados para toda a sociedade e comunidades escolares do estado. É mais um momento de construção e fortalecimento dos processos pedagógicos desenvolvidos por alunos das escolas públicas estaduais. Um viva para a escola pública”!

Sandra Silveira afirma: “Valorização vem com reconhecimento. Esse é o recado que queremos dar ao governo: valorizar é reconhecer o trabalho dos educadores, das equipes escolares e a importância do que é construído no chão da escola. Um trabalho realizado com muito carinho, dedicação e sacrifício. Vivemos um momento muito difícil para a educação pública, que simbolicamente parece um cabo de guerra: de um lado, o sindicato, os educadores e as escolas empenhados em construir o melhor para a educação pública estadual e, do outro, um governo que não reconhece esse trabalho.
Projetos da região mesclam inovação, sustentabilidade e tecnologia
O projeto “Ecovida na Sacola” abordou práticas de sustentabilidade com o objetivo de reduzir o uso de plástico, promovendo a economia verde por meio da criação de sacolas biodegradáveis com sementes. Sendo assim, o trabalho também incentiva o plantio e a preservação do meio ambiente.

A professora orientadora do projeto, Jaqueline Pinson, explica a importância do processo de criação: “O plástico normal leva em média 400 anos para se decompor na natureza, mas o plástico biodegradável leva em torno de 40 dias. No momento em que a pessoa descartar, além disso, ele já vai trazer uma nova vida por causa das sementes”.
Por conseguinte, a mensagem deixada para a comunidade escolar é a importância da conscientização sobre os impactos ambientais decorrentes do uso excessivo do plástico convencional, evidenciando que é possível unir inovação e preservação do meio ambiente.

Outro trabalho na área de Ciências da Natureza, intitulado “Captação de Água da Chuva e Irrigação da Horta Escolar com Sistema Automatizado”, destacou a importância do plantio e da observação do crescimento da semente de girassol, ressaltando, assim, a responsabilidade no cuidado com o meio ambiente.
Por meio das etapas de germinação, crescimento, desenvolvimento e florescimento das plantas, as(os) estudantes puderam acompanhar, de forma prática, o ciclo de vida do girassol, desenvolvendo, dessa maneira, senso de responsabilidade, respeito à natureza e a compreensão do uso consciente dos recursos naturais. Aqui a metodologia adotada partiu da práxis pedagógica, que promoveu a troca de saberes e, consequentemente, a construção significativa do conhecimento.

Seguindo a mesma temática de educação transformadora e de sustentabilidade foi criado o projeto “Desenvolvimento de uma lixeira automatizada para Gestão Sustentável de Resíduos Recicláveis”. O objetivo do projeto foi elaborar uma lixeira automatizada de baixo custo para auxiliar na separação de lixo, unindo desta forma, tecnologia e consciência ambiental.
A aluna Graziella Dallasta comentou sobre a importância da temática, evidenciando a escolha da abordagem STEAM, metodologia que estimula a autonomia e as aprendizagens ativas das(os) alunas(os): “O projeto foi importante para os estudantes, pois mostrou que nós podemos unir sustentabilidade e tecnologia, indo além da questão ambiental, envolvendo todo o processo de criação, como o funcionamento da lixeira, que agregou em novos conhecimentos”.

Além desses, foi apresentada a iniciativa Explorando as PANCs, projeto do curso normal, que buscou conscientizar e promover o entendimento sobre as plantas alimentícias não convencionais, incentivando sua valorização e inclusão na alimentação e na rotina escolar. Os objetivos específicos foram reconhecer a importância nutricional e cultural dessas plantas, identificar espécies presentes no ambiente escolar e na comunidade, além de realizar atividades práticas de cultivo, preparo e degustação.

“Com a diversificação alimentar, buscamos resgatar nossa culinária e dieta, trocando o convencional por algo diferente e nutritivo. As PANCs nascem espontaneamente, permitindo aproveitar o que cresce naturalmente, ou seja, o que nasce do nosso próprio solo”, afirmou a aluna Talita Fernandes.

A avaliação dos projetos foi realizada por Mirtes Teresinha Friedrich Quadro. Os representantes do 26º Núcleo foram Edi Mara Marcon (diretora) e Cladis Setti Schwinn (tesoureira).
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados nesta etapa:
> Ensino Fundamental – Séries Finais:
PROJETO: Captação de Água da Chuva e Irrigação da Horta Escolar com Sistema Automatizado
ESCOLA: E.E.F Verginio Cerutti Ciep
>> Ensino Médio :
PROJETO: Desenvolvimento de uma lixeira automatizada para Gestão Sustentável de Resíduos Recicláveis
ESCOLA: I.E.E. 22 de Maio
>> Ensino Profissional:
PROJETO: Explorando as PANCs
ESCOLA: E.E.E.F.Visconde Taunay
PROJETO: Ecovida na Sacola
ESCOLA: E.E.E.F. Visconde Taunay
>> Confira mais fotos:
















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