Primeiro Encontro Regional dos Aposentados mobiliza educadores de Rio Grande, Pelotas, Bagé e Santana do Livramento


Nesta quinta-feira (22), foi dada a largada para os Encontros Regionais dos Aposentados do CPERS. O 6º Núcleo (Rio Grande) sediou a iniciativa, realizada na Sociedade Cultural Águia Branca, que contou também com a participação de educadores(as) das regiões de Pelotas, Bagé e Santana do Livramento.

“A emoção de estar aqui é muito grande. Ao entrar na cidade passou um filme na minha cabeça, lembrei de todas as nossas lutas. Nunca devemos esquecer que nós somos vitoriosos, somos fortes, guerreiros e estamos sempre na luta”, emocionou-se a diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber.

Suzana Lauermann, secretária-geral do Sindicato, ressaltou a forma cruel que o governo Eduardo Leite (PSDB) trata os educadores(as). “Chego a dizer que o problema do governo são os aposentados, tratando-os como descartáveis. Vocês nos ensinaram e ensinam muito, principalmente a resistir.”

A situação do IPE Saúde foi explanada pela diretora do CPERS e representante do Sindicato no Conselho de Administração do IPE Saúde, Vera Lessês. “O projeto foi aprovado na terça-feira, mesmo com toda a pressão que fizemos, vamos passar a contribuir com 3,6% todo mês. Teremos que desembolsar meio por cento a mais para pagar o IPE, independente da nossa faixa etária”, explicou.

A diretora do Departamento dos Funcionários de escola do CPERS, Sônia Solange Viana, destacou a responsabilidade do governo quanto à crise do IPE Saúde. “Se não entra dinheiro novo em nossa conta, também não entra no IPE. Por isso essa situação. Estamos há nove anos sem nenhum reajuste digno”, expôs.

Logo após, as educadoras(es) fizeram uma salva de palmas em homenagem à professora aposentada, Arlete Ávila, que se encontra hospitalizada.

As diretoras do CPERS, Juçara Borges e Alda Bastos Souza, a vice-diretora do núcleo de Pelotas, Renata Petrucci Souto Allemand , a vice-diretora do núcleo de Rio Grande, Andréa Nunes da Rosa, e a secretária Denise Correa Teixeira, além da diretora do núcleo de Bagé, Ana Lúcia Xavier, e a diretora do núcleo de Santana do Livramento, Adriana de Leon dos Santos, também estavam presentes no Encontro.

Análise da conjuntura

Após as boas-vindas dos diretores de núcleo e da direção central do Sindicato, ocorreu o painel sobre a conjuntura política atual. A análise foi realizada pela professora Dóris Nogueira, dirigente da CNTE e da CUT Estadual. “Vivemos tempos extremamente duros com o governo anterior. Fomos severamente atacados e não podemos esquecer quem nos ataca. Ser aposentado, hoje em dia, está cada vez mais difícil. Mas o governo eleito agora é uma luz de esperança”, pontuou Dóris.

O advogado da assessoria jurídica do CPERS, Marcelo Fagundes, lembrou de todos os ataques orquestrados pelo governo Eduardo Leite (PSDB) contra os aposentados(as) como a reforma da Previdência. “Tinham suas contas organizadas, de uma hora para outra vem o governo e tira 300, 400 reais de vocês. Está faltando dinheiro para os remédios e para coisas básicas do dia a dia”, frisou.

As atividades da manhã encerraram com a apresentação cultural do Coral do 24° Núcleo (Pelotas).

Pela tarde, ocorreu o painel “O momento e o desafio político ao longo dos ciclos vitais”, ministrado pelo psicólogo Marcelo Bastos da Silva Martins.

Após, iniciou-se a apresentação dos grupos participantes do Desafio das Danças Folclóricas Internacionais, dos núcleos de Bagé, Pelotas e Rio Grande.

O júri foi composto por Carla Genovese, professora de Danças Ciganas, Marco Aurélio Souza, professor do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas, Tília Rabello, representante do Centro Português, de Rio Grande.

O grupo selecionado para a etapa estadual do Desafio das Danças foi o de Pelotas, que se apresentou com a Música Vira, da região do Douro Litoral, Portugal.

Nesta sexta-feira (23), será a vez de Cachoeira do Sul sediar o evento, com a participação dos núcleos de Santa Maria, São Gabriel e Cachoeira do Sul. Contate o seu núcleo e mobilize-se!

 

 

 

Notícias relacionadas