Primeiro dia da Caravana do CPERS tem grande adesão da categoria em Pelotas


09/06/2015 PELOTAS/ RS /BRASIL  Caravana Estadual Na Luta Pela Educação Pública  Foto: Caco Argemi/CPERS

A Caravana do CPERS – na luta pela Educação Pública teve início hoje, em Pelotas (24º Núcleo). No município e nas cidades que integram o Núcleo foram realizadas plenárias para debater a importância de se construir uma grande mobilização da categoria, considerando-se os constantes ataques do governo Sartori contra os educadores. Tanto as plenárias quanto a caminhada, que culminou com um ato no centro da cidade, contaram com grande adesão de professores e funcionários de escola.
Pela manhã os diretores do CPERS percorreram os municípios de Jaguarão, Cerrito, Pedro Osório e Piratini realizando plenárias para conscientizar a categoria quanto as últimas ações do governo Sartori, que atacam lutas históricas do Magistério.
A participação dos educadores foi de quase 100%. Das 53 escolas estaduais da cidade, somente três mantiveram as atividades parcialmente. Estas três instituições receberam a visita do diretor do 24º Núcleo Mauro Amaral, do vice-presidente do CPERS, Luiz Veronezi, e dos diretores do Sindicato, Mauro Calliari e Sônia Solange Viana. Na ocasião, além de informa-los sobre as recentes manifestações do governo, eles destacaram a importância da união da categoria para a construção de uma possível greve.
À tarde, os educadores reuniram-se em frente à sede do Núcleo e logo após seguiram em caminhada pelas ruas centrais de Pelotas em direção à 5ª CRE. A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, abriu a caminhada, observou que esse é apenas o começo de uma longa luta pelos direitos dos professores e funcionários de escola. “Começamos hoje a nossa Caravana aqui em Pelotas, que é um Núcleo de referência para a categoria por suas lutas e mobilizações. Iremos percorrer todos os nossos Núcleos, o que irá totalizar 42 dias de greve pelo Estado. Nessa caminhada, vamos escutar a categoria. Faremos uma grande mobilização, que irá mostrar a força dos educadores gaúchos”, afirmou.
A caminhada fez uma parada em frente ao Posto do IPE, onde Mauro relatou o descaso do Instituto com a categoria. “Queremos um plano de saúde de qualidade, que possamos ter um atendimento digno” destacou. Helenir alertou que amanhã ocorrerá a votação para um novo projeto do IPE, com reformas que podem prejudicar ainda mais o já precário atendimento oferecido. “O IPE é nosso! Temos que lutar por ele”,ressaltou.
Ao chegar a rua General Osório a passeata parou o trânsito por 13 minutos e 1 segundo, em alusão aos 13,1% de reajuste, fixado em janeiro, e que ainda não foi pago aos educadores.
Logo após, o grupo se dirigiu à 5ª CRE – Coordenadoria Regional da Educação, onde foi entregue um documento oficial com as principais reivindicações do 24º Núcleo. A presidente Helenir e os diretores do Sindicato foram recebidos pelo coordenador da 5ª CRE, Antônio Carlos Barum Brod. Eles ressaltaram algumas das principais reivindicações da categoria como pagamento do Piso, no Plano de Carreira, concurso público para funcionários de escola, além de relatar problemas específicos do 24º Núcleo como a enturmação (muitos alunos na sala de aula), entre outros.
Brod disse-se solidário com as reivindicações da categoria “O CPERS tem essa característica forte de luta contra o governo, quando é preciso. Vamos analisar o que vocês reivindicam para ver o que podemos fazer para ajudar. O que não for de nossa responsabilidade, encaminharemos aos responsáveis”, afirmou.
Helenir, no fechamento do ato, destacou a importância de trazer o debate sobre a greve para a sala de aula, para a discussão com os colegas. “É dentro da escola que irá começar a mobilização. Temos que nos preparar, pois virão mais maldades do governo”, observou. Nesta quarta-feira, a Caravana segue para Rio Grande, onde, às 14 horas, irá ocorrer uma plenária no auditório do Hospital Universitário e, após, caminhada e Ato Público na Largo Doutor Pio, no Centro da cidade.
Já, na quinta-feira, o CPERS segue rumo a Camaquã, onde também estão programadas atividades de mobilização da categoria.

Confira a programação da Caravana:
10/06/2015: 6º Núcleo – Rio Grande
11/06/2015 42º Núcleo – Camaquã
16/06/2015: 16º Núcleo – São Borja
17/06/2015: 33º Núcleo – São Luiz Gonzaga
18/06/2015: 29º Núcleo – Santiago
23/06/2015: 31º Núcleo – Ijuí
30/06/2015: 21º Núcleo – Uruguaiana
01/07/2015: 19º Núcleo – Alegrete
02/07/2015: 41º Núcleo – São Gabriel
07/07/2015: 27º Núcleo – Três Passos
08/07/2015: 40º Núcleo – Palmeira das Missões
09/07/2015: 26º Núcleo – Frederico Westphalen

A agenda da Caravana com os demais Núcleos será definida mensalmente junto ao Conselho Geral do CPERS.

Notícias relacionadas

O CPERS, juntamente com as demais entidades que integram a …

09/10/2024

Na Câmara dos Deputados, uma proposta tem sido trabalhada para …

Estudantes que ingressaram no Ensino Superior Federal entre 2014 e …

08/10/2024

ATENÇÃO: a partir desta segunda-feira, 7 de outubro, está aberto …

07/10/2024